Com duração de 3 dias, 9, 10 e 11 de setembro, o curso “FANTASMA DA VANGUARDA – Cenas da literatura e o pensamento contemporâneo” será ministrado pelo importante ensaísta e escritor argentino Damián Tabarovsky. Dentro de uma voltagem transdisciplinar, envolvendo literatura, filosofia, história da cultura, “O fantasma da vanguarda” apresenta as proposições de análise e leitura contidas no livro homônimo do autor, publicado em 2018. Trata-se de uma rara oportunidade de experiência crítica e investigativa propiciada por um dos mais destacados intelectuais da Argentina na atualidade.
Damián Tabarovsky
Autor, tradutor, ensaísta e editor argentino. Nascido em 1967 (Buenos Aires). Tornou-se conhecido no Brasil pelo exponencial Literatura esquerda (2017, Ed. Relicário), estudo que revê a escrita narrativa na contemporaneidade com proposições inaugurais, mobilizadoras de um outro estatuto para a autoria.
Ao mesmo tempo em que engendra uma inventiva história da literatura (a partir da produção argentina), propicia um antes-e-depois da arte de escrever no presente. Refinado, percuciente, Tabarovsky se graduou na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.
Obs: O livro "O Fantasma de la Vanguardia." foi traduzido para a língua portuguesa por Tiago Fernandes e Ciro Lubliner, ambos pós-graduandos do Programa de Pós-Gaduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e tem lançamentos previstos para o dia 11.9, na Casa das Rosas, e no dia 12.09, na USP.