Evento discutirá como o cérebro humano reage a estímulos linguísticos experienciados por pessoas cegas

Intitulado “Crânios e Cérebros: Estudos fora da Caixinha - Perspectivas e Recortes Científicos”, a reunião apresentará pesquisas que fornecerão apoio a um projeto sobre estímulo linguístico no cérebro

Por
Pedro Seno e Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria

Como o cérebro de pessoas cegas interpreta estímulos auditivos linguísticos, tais como metáforas e linguagens abstratas, será uma das principais temáticas do evento “Crânios e Cérebros: Estudos fora da Caixinha - Perspectivas e Recortes Científicos”, que ocorrerá no dia 27 de junho, a partir das 9 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

O evento também discutirá a evolução craniana entre os hominínios, elementos neurolinguísticos para a compreensão da cognição social, o processamento da linguagem abstrata no cérebro, entre outros temas. 

Na programação, está prevista apresentação de três painéis: “Perspectivas e Abordagens Científicas sobre o Crânio e o Cérebro”, “Projetos em Andamento” e “Workshop – Leitura de Imagens de Processamento da Linguagem Abstrata no Cérebro”. A programação completa pode ser consultada clicando aqui.

O evento é parte das atividades do projeto “Recursos inferenciais na metáfora situada e audiodescrição – estudo contrastivo”, financiado pelo CNPq e coordenado pela professora Maria Célia Lima-Hernandes, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e do IEA.

O estudo, já em andamento, pretende compreender como o cérebro recebe estímulos auditivos linguísticos, como metáforas e linguagens abstratas. Por meio da Ressonância Magnética em pessoas tanto videntes quanto cegas, o trabalho vem coletando informações das áreas cerebrais ativadas quando os participantes são submetidos a ouvir descrições controladas pela pesquisa.

O intuito da reunião no dia 27 de junho é encontrar e solidificar todas as colaborações científicas e outros projetos acadêmicos para coleta de dados e formação de ideias que contribuam com a pesquisa maior. Segundo descrição do evento, “numa perspectiva interdisciplinar, cada pesquisador envolvido articula sua área primária de formação com algum outro campo de conhecimento”.

A expectativa é que o projeto produza conhecimento sobre as habilidades e adaptações dos indivíduos cegos na sociedade. Dentre as aplicações possíveis estão o fornecimento de subsídios para elaboração de audiodescrições, audiolivros e exposições inclusivas, podendo auxiliar na formação dos profissionais dessa área. Além disso, o projeto visa contribuir com novos estudos e avanços nas áreas participantes: Física, Psicologia, Linguagem, Neurociência, Medicina e Educação.

É necessária inscrição prévia para o evento, podendo ser feita neste link. Será concedido certificado aos participantes e as vagas são limitadas.

Data: 27 de junho, das 9 às 17h30.
Local: Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo.