O curso “MAPi: Tecnologia social de mapeamento comunitário para uma formação crítica” foi aprovado para ser oferecido pelo CEM no 27º Encontro USP Escola, que será realizado entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2026 pela Universidade de São Paulo (USP). O MAPi é um sistema de mapeamento comunitário que funciona como ferramenta pedagógica de formação cidadã crítica para ser usada por professores e professoras com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. As inscrições estão abertas até 3 de dezembro de 2025 e podem ser feitas pelo Sistema Apolo USP.
O escopo do MAPi contempla três recursos principais: Mapeamento, Visualização e Análise de dados geoespaciais. Essas vertentes permitem à comunidade escolar coletar dados em mapeamento comunitário e cruzá-los com dados oficiais para identificar desigualdades sociais, questões de justiça territorial e dinâmicas do espaço urbano, promovendo a integração entre prática pedagógica e ferramentas de planejamento territorial.
A Equipe de Inovação do CEM é responsável pela estruturação e oferta do curso, que tem 30 horas de duração e oferece uma oportunidade para que professores desenvolvam projetos práticos, pensados para serem aplicados em seus próprios contextos escolares, respeitando as particularidades de cada território.
Os participantes serão orientados sobre como interagir com o sistema e sobre as potencialidades de aplicação. O curso foi estruturado para atender professoras e professores de todas as áreas do conhecimento, justamente por seu potencial de adaptação e integração entre as disciplinas. Como o sistema MAPi integra ferramentas digitais, ele também se faz relevante para a utilização por professores e professoras de educação digital e laboratório de informática.
Para fazer a inscrição pelo Sistema Apolo: https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormTurmaListar?codund=…
Procurar, na lista, o código do curso: 139889.