Mostra de Artes Marciais Chinesas da USP

Início do evento
Final do evento
E-mail
contato@gabrielguarino.art
Telefone
(11) 9155-0748
Docente responsável pelo evento
Cecilia Mello
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Prédio do Escritório Internacional da USP (AUCANI), na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, Campus Butantã da USP.
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Descrição

Mostra de Artes Marciais Chinesas da USP

Nos dias 17 e 18 de Junho, das 14h às 19h30min, o Centro USP-China promove a primeira Mostra de Artes Marciais Chinesas da USP: memória e criação entre Brasil e China. Integrando as atividades de 2026 como Ano Cultural Brasil-China, celebramos o legado de mestras e mestres do kungfu e do taijiquan, com foco em apresentar suas artes por meio de performances artísticas e diálogos com a academia. O evento acontece no Prédio do Escritório Internacional da USP (AUCANI), na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, Campus Butantã da USP.

À tarde, realizamos a mostra de artes marciais chinesas, na qual mestras e mestres de São Paulo realizarão apresentações exemplares de seus estilos e escolas, permitindo ao público conhecer e vivenciar a arte marcial chinesa; ao fim do dia, temos as mesas-redondas, na qual as pessoas mestras convidadas dialogam com o público e com pesquisadores sobre seus estilos, técnicas e a memória das artes marciais entre Brasil e China.

Nosso interesse é contribuir para a produção de conhecimento acerca das artes marciais chinesas em São Paulo, aproveitando esta oportunidade para a construção de um acervo dos inventários técnicos e da memória de mestres e mestras. O evento contará com registro audiovisual realizado pela ECA/USP, e a curadoria se volta para a diversidade cultural presente na arte marcial, assim como nos modos pelo qual ela se difundiu na realidade brasileira, com foco na diáspora chinesa na cidade de São Paulo e regiões próximas.

Ademais, propomos uma inversão dos papéis consolidados na academia, de modo que os espaços de fala, apresentação e reflexão terão como protagonistas os mestres e mestras tradicionais. Neste intercâmbio, a mostra celebrará as artes corporais como modo de experimentação da luta, da medicina e do pensamento chinês no Brasil.

Realização: Centro USP-China
Apoio: ECA-USP, FAPESP, Projeto Temático Artes e Semânticas da Criação e da Memória.
Concepção: Cecília Mello, Paula Faro, Gabriel Guarino.
Curadoria: Gabriel Guarino
Co-curadoria: Paula Faro
Comissão Científica: Gabriel Guarino, Paula Faro, Nabylla Fiori e Guilherme Luz
Arte: Maíra Dietrich
Comissão Organizadora: Aline Toffoli Martins, Barbara Mascarenhas Morgado, Benjamin Medeiros, Enzo Antonio dos Santos Vignone, Gustavo Prado Barbieri Lacerda, Marcelo Marcelino de Carvalho, Pedro dos Santos Silva, Rafael Hernandez e Sheila Tanaka

Imagem
Cartaz de Divulgação - Mostra de AMC da USP