Espécies companheiras - Leituras de Donna Haraway

Início do evento
Final do evento
E-mail
animalphilosophy.diversitas@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Artur Matuck
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
via Zoom
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Grupo de Leitura Filosofia Animal/Animal Philosophy
3º ciclo: Abril – Junho 2022

Espécies companheiras - Leituras de Donna Haraway
Atividade realizada numa parceria ente o Diversitas-USP e o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
É necessário realizar inscrição. Os dez encontros acontecerão com periodicidade semanal às quartas-feiras, pela plataforma Zoom. Serão emitidos certificados de participação a partir de 75% de frequência. Para o encerramento do ciclo, será realizado um colóquio.

https://cful.letras.ulisboa.pt/praxis/gl-especies-companheiras/
https://diversitas.fflch.usp.br/especiescompanheiras

No terceiro ciclo do Grupo de Leitura Filosofia Animal adentraremos em algumas contribuições de Donna Haraway para o campo dos Estudos Animais. Filósofa, socióloga, zoóloga, doutora em biologia, referência em pesquisas sobre feminismo, tecnociências, primatologia, estudos pós-coloniais e pós-humanismo, Donna Haraway desenvolve a sua filosofia acerca de relações com animais em várias publicações, onde se destacam, dentre outras, as obras The companion species manifesto: dogs, people, and significant otherness (2003) e When Species Meet (2007). Suas reflexões convocam a pensar o reconhecimento dos animais como alteridades significativas fundantes para o vir-a-ser, a dissolução do antagonismo entre natureza e cultura, a admissão de diferentes modalidades de parentescos a partir da percepção de que somos compostos por vários outros, onde todos são participantes e remodelados uns com os outros. Sua ênfase no ser-com, nas relações específicas e mortais historicamente situadas, conduzem por sua vez, a problemas que devem ser sustentados e não mitigados com respostas rápidas e confortantes, sobre as domesticações, o desenvolvimento de éticas inter-espécies e a necessidade de “aprender como herdar histórias difíceis para moldar futuros multiespécies mais vigorosos” (Haraway, 2021).

Para os encontros que seguirão, daremos ênfase na leitura e discussão conjunta do capítulo “Introductions”, de “When Species Meet”, onde Haraway também tece diálogos com as posições de Jaques Derrida em “O animal que logo sou” e de Deleuze e Guattari, com o conceito do “devir-com” – conteúdos trabalhados em nossos ciclos de leituras anteriores. Usaremos a versão em espanhol – “Cuando las espécies se encuentram: introducciones” publicada pela revista Tabula Rasa (disponível no link abaixo). Também nos encarregaremos de discutir “O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa”, recentemente publicado em português (2021).

A programação inicial será enviada por e-mail. Inscreva-se pelo formulário: bit.ly/especiescompanheiras

Imagem