18º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia

Início do evento
Final do evento
Final da inscrição
E-mail
18snhct@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Rogério Monteiro
Local do evento
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditórios e salas do Prédio da História e Geografia
O evento será gratuito ou pago?
Evento pago
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

O 18º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT) será organizado entre os dias 05 e 09 de Setembro de 2022, nas dependências da FFLCH da Universidade de São Paulo. Tomando como ponto de partida as celebrações do bicentenário da independência, as conferências e mesas redondas do SNHCT terão como eixo central as ciências na história do Brasil, nesses 200 anos.
Podem apresentar trabalhos mestrandos, doutorandos, mestres ou doutores, nos vários simpósios do SNHCT, e alunos de iniciação científica, nível médio e/ou graduação, no formato pôster. Também é possível acompanhar os debates das mesas, conferências e dos simpósios, como ouvinte.
Serão três mesas redondas:
1) Pandemias e Vacinas;
2) História da Ciência e da tecnologia em tempos digitais;
3) Ciência, Políticas raciais e Desigualdades no Brasil.

E três minicursos:
1) História da Ciência e ensino: discutindo fronteiras, com Andreia Guerra de Moraes (CEFET/RJ), Thiago Peron (IF Sudeste MG);
2) Estudos sociais da ciência e da tecnologia em tempos de emergências e negacionismos, com Simone Kropf (FIOCRUZ-RJ), Luiz Alves Araújo Neto (FIOCRUZ-RJ), Ede Conceição Bispo Cerqueira (FIOCRUZ-RJ), Thiago da Costa Lopes (FIOCRUZ-RJ)
3) Acervos e fontes para a história da saúde em São Paulo, com Márcia Regina Barros da Silva (USP), Isabella Bonaventura (USP), Henrique Sugahara Francisco (USP).

Imagem