Webinar: Como ler o romance político vitoriano?
Um escritor do lado errado do Canal da Mancha costumava dizer que tratar de política numa obra literária era como dar um tiro durante um concerto. Para muitos romancistas vitorianos, no entanto, não havia essa distinção entre arte e discurso político. Exploravam a flexibilidade do gênero novelístico para figurar os debates ideológicos que saturavam a sociedade e a cultura. Neste webinar, discutiremos como algumas obras de Charles Dickens, George Eliot e George Meredith nos oferecem ferramentas para analisarmos o romance político da era vitoriana.
Debatedores
Julia Braga Neves é doutora em Literatura e Cultura Inglesas pela Universidade Humboldt de Berlim e pelo King's College London. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ e pós-doutoranda no Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da USP.
Solange Pinheiro possui doutorado em Filologia e Língua Portuguesa (FFLCH) e pós-doutorado em Estudos da Tradução (FFLCH). É tradutora, com trabalhos mais recentes publicados pela Martin Claret, Companhia das Letras e Planeta do Brasil.
Thiago Rhys Bezerra Cass é professor adjunto do Departamento de Letras Anglo-Germânicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo - USP.
Mediação
Daniel Lago Monteiro é doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, onde obteve bacharelado em História e mestrado em Filosofia. Foi pesquisador visitante na Universidade de Londres, Birkbeck College, e bolsista Fulbright em Rutgers, The State University of New Jersey. É autor do livro “No Limiar da Visão: a poética do sublime em Edmund Burke”. Atualmente, realiza o pós-doutorado na Unicamp, bolsa Fapesp.