O som musical e a estética quântica: Eugênio Follmann, um luthier húngaro no Brasil

Início do evento
E-mail
leitoradohungaro@usp.br
Docente responsável pelo evento
Antonio Menezes
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
https://us02web.zoom.us/j/88545105239?pwd=WHFCNklldDF2aVA2ZlhnU3Ftb0xaQT09#success
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Neste encontro, conheceremos a instigante trajetória de Eugênio Victor Follmann, luthier húngaro radicado no Brasil há mais de quatro décadas.
Nascido em Budapeste em 1940, Eugênio deixou a Hungria com sua família em 1943, vindo a se radicar em Buenos Aires. Na capital argentina, Eugênio despertou o interesse por madeiras nobres, que coletava das caixas de mercadorias, desprezadas no porto da cidade, iniciando desde muito cedo, um estoque de madeiras que lhe seria útil para a atividade como luthier.
Aos 12 anos construiu seu primeiro violino e, mais tarde, ainda em Buenos Aires, cursou seu mestrado em engenharia, tendo como temas: “As analogias vibracionais elétricas, mecânicas e torcionais” e, “A corda vibrante: linhas de influência dos harmônicos superiores e marcadores do ´Espectro de Fourier´”.
No início da década de 1970 concluiu seu doutorado em engenharia acústica, na Alemanha, havendo estudado o comportamento da radiação sonora e amplificação das tábuas acústicas de instrumentos como pianos, violões e violinos. Em 1975 aceitou uma oferta profissional da fábrica de instrumentos musicais, Giannini, mudando-se para São Paulo.
Atualmente, Eugênio tem seu atelier em Mairiporã, onde trabalha na produção de mil violinos para o projeto “Turul Hegedu Magyarország”.
 
CONVIDADO:
Eugênio Victor Follmann, luthier, possui Mestrado em Engenharia Civil, pela Universidade Nacional de Buenos Aires (Argentina, 1966) e Doutorado em Engenharia Acústica pela Universidade de Braunschweig (Alemanha, 1972). Desenvolve violinos, pianos e violões cuja construção está fundamentada na teoria da estética quântica.
ORGANIZADA POR:
Profa. Erika Kocsor, leitora húngara na USP-FFLCH, membro de "Hungarian Visiting Lecturer Network", membro do Grupo de pesquisa Estudos Húngaros, USP-FFLCH.
ABERTURA:
Prof. Dr. Rodolfo Politano, co-coordenador do Leitorado húngaro e do Grupo de pesquisa Estudos Húngaros da USP-FFLCH.
MODERADOR:
Ivan Fritzen-Andrade, Bacharel em Violino e Mestre em Etnomusicologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diretor e violinista do Baxtale! – Grupo de Pesquisa em Música Romani, membro do Grupo de pesquisa Estudos Húngaros da USP-FFLCH.
__________________________________________
COORDENAÇÃO:
Prof. Antonio Menezes, Vice-Chefe do Departamento de Letras Orientais (USP FFLCH), o coordenador do programma da Língua e Cultura Húngara
IDIOMA: Português
DURAÇÃO: 60 minutosPLATAFORMA: Zoom
(Meeting ID: 885 4510 5239
Passcode: 147834)
Imagem