Seminário Internacional CEM: The Colour of Inequality in South Africa and Brazil

Início do evento
Final do evento
E-mail
imprensa.cem@usp.br
Telefone
(11) 3091-2097
Docente responsável pelo evento
Eduardo Marques
Local do evento
Edifício de Filosofia e Ciências Sociais - Av. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Sala 118
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Madalitso Zililo Phiri, sociólogo pan-africano e pesquisador de pós-doutorado do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Joanesburgo, apresenta, no próximo Seminário Internacional do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), a palestra "The Colour of Inequality in South Africa and Brazil: Making Sense of Social Policy as Reparations" ("A cor da desigualdade na África do Sul e no Brasil: dando sentido à política social como reparação"). O evento será dia 13 de abril, às 14h, em formato híbrido. Os interessados podem acompanhar a palestra de forma presencial, na sala 118 do Prédio das Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), e online, pelo Youtube da FFLCH (https://youtube.com/live/pEMR0nKSJJQ).
Atualmente, Phiri está convertendo sua tese de doutorado em livro, provisoriamente intitulado “The Color of Inequality in South Africa and Brazil: Making Sense of Social Policy as Reparations”, sob contrato com a Brill. Ele está desenvolvendo parte de sua pesquisa no Brasil e passará três semanas em São Paulo, sediado no CEM.
As publicações de Phiri incluem capítulos .de livros e artigos de periódicos divulgados em journals como Critical Sociology, The Monthly Review, Palgrave Handbook on African Political Economy, The Journal of Southern African Studies e The South African Journal of International Affairs. Seus interesses de pesquisa em andamento são focados em temas como economia política do bem-estar racializado (África do Sul e Brasil), Sociologia e História da Raça e Pensamento Radical Negro.
Madalisto Phiri é doutor em Filosofia em Sociologia pela Universidade da África do Sul e mestre em Filosofia em Estudos de Desenvolvimento, Bacharel em Ciências Sociais (com honras) em Relações Internacionais e Bacharel em Ciências Sociais em Política e Sociologia, todos pela Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul. Ele também foi três vezes Fellow (2014-2017) através da Next Generation of Social Science in Africa, financiado pelo Social Science Research Council, Nova York, Estados Unidos. Ele também ministrou aulas de graduação e pós-graduação em Sociologia, Política e Métodos de Pesquisa na Universidade de Pretória, na Universidade de Rhodes e na Universidade de Witwatersrand.
Seus prêmios incluem o Carnegie Corporation of New York Scholar Award apresentado pela African Studies Association (ASA) em 2018, o Young African Scholars Program (YASP) pela International Economic Association (IEA) (2014) e o Stein Rokkan Award (2012 ) por excelência acadêmica pela International Political Science Association (IPSA).
Mais informações no canal Agenda do site do CEM: https://centrodametropole.fflch.usp.br/pt-br/agenda/colour-inequality-s….

Imagem
 Seminário Internacional CEM: The Colour of Inequality in South Africa and Brazil