II Encontro do NuCLiH: Heranças culturais em diálogo

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
ortale@usp.br
Docente responsável pelo evento
Fernanda Ortale
Local do evento
Edifício Prof. Antonio Candido (Letras) - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
a definir
O evento será gratuito ou pago?
Evento pago
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Desde 2021, o Núcleo de Estudos em Cultura e Língua de Herança vem realizando pesquisas em diversas localidades, visando à identificação e à caracterização das práticas em torno de línguas e culturas de herança em comunidades migrantes no Brasil.

Em outubro de 2022, foi realizado o I Encontro do NuCLiH: Vivências em Culturas e Línguas de Herança, em que foram focalizadas as diferentes vivências de pessoas que têm em sua vida cotidiana a presença de línguas diferentes do português, línguas essas que são encontradas principalmente no seio familiar. Também foram abordados os aspectos culturais, sobretudo narrativas de imigrantes que encontram na cozinha uma forma de preservação cultural e de construção identitária, oportunizando a discussão sobre o conceito de Cozinha de Herança. Alguns meses mais tarde, vemos os passos significativos que foram dados pelos pesquisadores do grupo, no sentido de consolidar as pesquisas que foram apresentadas ainda em gérmen no I Encontro do NuCLiH.

Agora, neste segundo II Encontro, desejamos ampliar o diálogo que foi iniciado em 2022. Convidamos os pesquisadores e pesquisadoras das línguas, culturas e cozinhas de herança a propor trabalhos que serão apresentados sob forma de comunicações individuais ou de pôsteres, co-construindo o II Encontro, que se propõe mais abrangente que o anterior, na medida em que novos horizontes acadêmicos, linguísticos e culturais serão abarcados pelo evento.

Vislumbramos, com o II Encontro do NuCLiH, uma ampliação das ações de mapeamento de comunidades de herdeiros de línguas e culturas de imigração no Brasil; ampliação da integração entre comunidade e universidade por meio de ações de extensão que podem nascer de parcerias estabelecidas no evento, tais como elaboração de materiais, cursos; criação de acervos de entrevistas; criação de redes de falantes de língua de herança, mediadas por pesquisadores e membros das comunidades.

Imagem