Histórias das Antropologias latino-americanas: experimentações contemporâneas

Início do evento
Final do evento
E-mail
fapeixoto@usp.br
Telefone
(11) 3123-5200
Docente responsável pelo evento
Fernanda Arêas Peixoto
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Centro Universitário Maria Antonia. Rua Maria Antônia, 258 | 294 Vila Buarque – São Paulo/SP CEP 01222-010 (11) 3123-5200 / 5202 Próximo às estações Higienópolis-Mackenzie e Santa Cecília do metrô.
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

O Colóquio internacional Histórias das antropologias latino-americanas: experimentações contemporâneas dá continuidade a discussões propostas por ocasião do Colóquio de lançamento do International Research Network, Histórias transatlânticas das antropologias da América Latina (IRN, CNRS), ocorrido em Paris em junho de 2022. O IRN é uma rede internacional de pesquisadores constituída por antropólogos da Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, França e Portugal, todos colaboradores e associados a Bérose – Encyclopédie internationale des histoires de l’anthropologie (www.berose.fr). A ambição científica da rede é contribuir para uma história transatlântica da etnografia e da antropologia em diversos países da América Latina (séculos XIX-XXI), a partir de uma perspectiva comparada, de modo a compor um quadro diversificado e heterogêneo das antropologias praticadas no sul do continente e na área caribenha.
Sem desconsiderar os contextos de produção das ideias, o termo “contemporâneo” presente no título do I Colóquio (Histórias contemporâneas das antropologias latino-americanos) indica a atenção concedida aos usos e sentidos do passado para as antropologias que fazemos hoje e que projetamos para o futuro. O mesmo espírito preside este II Colóquio. Trata-se de empreender um recuo histórico de modo a recuperar sujeitos, conceitos e práticas para “repensar a antropologia”, nos conhecidos termos de Edmund Leach. História da antropologia teoricamente informada, reflexiva e autorreflexiva, orientada pelas questões do presente, mas recusando um “presentismo” radical, que é cética diante da escrita da história, assim como o “antiquarismo”, que carrega ilusões sobre o estudo do passado em si mesmo, sem relações com o tempo presente.
Este segundo encontro almeja colocar o foco nas “experimentações contemporâneas” que podem ser de vários tipos: experimentações com (e contra) a história; experimentações teórico-metodológicas; experimentações institucionais (experimentos museográficos e museológicos); experimentações com saberes de diversos tipos (acadêmicos e não acadêmicos); também com as ciências naturais, com as artes e a literatura. Nesse sentido, os participantes devem privilegiar casos e exemplos específicos de forma a extrair, pelo mergulho analítico, ilações mais amplas a serem cotejadas e confrontadas nos debates e reflexões conjuntas.
A ideia norteadora do colóquio é investir radicalmente na ideia de experimentação, trazendo à baila novos sujeitos e problemáticas em função de experiências arriscadas e arrojadas, escutando-os e pensando com eles de modo a forjar novos instrumentos e, quem sabe, a projetar outras memórias e histórias da antropologia. Rever antropologias diversas feitas na (e desde a) América Latina, pensando suas potencialidades para uma reflexão ampliada sobre os saberes antropológicos e suas reconfigurações, eis o objetivo central do encontro.