Os desafios para a promoção da memória negra e o enfrentamento ao racismo e ao fascismo

Início do evento
E-mail
guilherme.lassabia.godoy@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Luiz Carlos Jackson
Local do evento
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório Nicolau Sevcenko
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

“Os desafios para a promoção da memória negra e o enfrentamento ao racismo e ao fascismo” será tema de aula com o professor Michael Hanchard no dia 15/06 às 15h30 no Auditório Nicolau Sevcenko, História, FFLCH (USP).

Hanchard se doutorou em Política pela Universidade de Princeton em 1991, após longo período de interação com militantes e intelectuais negros no Brasil entre 1987 e 1989. É membro eleito da Academia Americana de Artes e Ciências em 2021. Foi professor visitante no Du Bois Institute na Universidade de Harvard: na Cândido Mendes, Rio de Janeiro, na Universidade de Cartagena, na Colômbia, no Instituto Gramsci, na Itália; na Universidade de Ghana, Legon (África), dentre outras. Publicou em 1994, no Estados Unidos, o livro Orfeu e Poder: O movimento negro no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1988), resultado de sua pesquisa de doutorado em Princeton. Também organizou a coletânea de ensaios “Racial Politics in Contemporary Brazil”, também publicados nos EUA em 1999 com colaborações de ativistas internacionais e brasileiros.

O evento é organizado pelo Afro/Cebrap, Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento - PRIP, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IPUSP), Programa de Pós graduação em Sociologia da USP - PPG, Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL) USP, Grupo de Pesquisa Direitos Humanos USP, Democracia e Memória/IEA USP), Afro Memória e Pró-Reitoria de pesquisa e inovação USP.

Imagem