Alguns registros dão conta de que, em 30 de agosto de 1889, Chiquinha Gonzaga (1847-1935) regeu uma orquestra de quase cem violões, violas e pandeiros, tendo reunido músicos amadores do Castelo, Gamboa, Catumbi, São Cristóvão e outros bairros dos subúrbios cariocas. Foi apresentada a música "Caramuru, o deus do fogo", de sua autoria, no Imperial Theatro S. Pedro de Alcântara (RJ) em homenagem ao maestro Carlos Gomes. Chiquinha Gonzaga foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, em 1885; quebrou tabus e abriu alas para a presença das mulheres na música brasileira. Ainda hoje as obras para violão compostas ou interpretadas por mulheres são pouco conhecidas dos apreciadores e até mesmo dos praticantes da arte de tocar este instrumento, a mulher é quase sempre lembrada em verso e prosa apenas pela associação de seu corpo à forma do violão. Para conversar sobre a criação feminina na música, música para violão, literatura, negritude, feminismos entre os temas de relevância em nossa sociedade, convidamos cinco das tantas expressivas profissionais da música que temos no Brasil para este bate-papo "VIOLONISTAS BRASILEIRAS, LITERATURAS: conversas transversais": Cláudia Garcia (UEMG), Gabriele Leite (UNESP/Manhattan School-NY), Luz Gonçalves Brito (UFRGS), Márcia Taborda (UFRJ) e Thaís Nascimento (UFRGS). Este bate-papo acontece no próximo dia 30 de agosto, das 14h às 16h, no canal uspfflch.
A atividade é gratuita, aberta às pessoas interessadas, sejam estudantes e pesquisadoras dos cursos de Letras, Música, Educação, Educação Musical, Antropologia, Sociologia, História e outras áreas, sejam artistas de diversos campos das artes, violonistas e militantes sociais e da produção artística e/ou cultural, sejam pessoas apreciadoras da artes da música, erudita, popular não necessariamente vinculadas à atuação profissional ou acadêmica. As 150 primeiras pessoas que assinarem a lista de presença receberão o certificado de participação de ouvinte. A lista será publicada no chat durante a conversa.
A coordenação dos eventos do CELP é das professoras doutoras Rejane Vecchia da Rocha e Silva e Paola Poma, docentes do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e diretoras do Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa, centro interdepartamental da mesma faculdade, e que também estarão presentes. A mediação do encontro será feita pela Thaís Nascimento.
O evento nas redes sociais do celp
facebook: https://www.facebook.com/celpusp/
twitter: @usp_celp
soundcloud: https://soundcloud.com/user-820899790/violonistas-brasileiras-literatur…