As inscrições deverão ser feitas online, pelo próprio aluno, através do Sistema Mundus. Para acessar o Sistema Mundus o aluno não precisa ter senha nem fazer login. Basta acessar a área de acesso público: Menu Editais > Alunos de Graduação > Unidade Responsável: FFLCH.
Normalmente, a documentação solicitada nos editais é:
- Plano de estudos (de duas a três páginas), em português, descrevendo:
a) o interesse acadêmico do aluno;
b) as disciplinas que o candidato pretende cursar na universidade estrangeira (é desejável que o aluno justifique a escolha de cada disciplina). O aluno obtém essas informações através do site da universidade de interesse;
c) o impacto esperado dentro dos interesses acadêmicos do candidato;
- Resumo Escolar atualizado do Sistema Júpiterweb (média com reprovações). Para participar do intercâmbio, o aluno não poderá ter média ponderada abaixo de 7,0.
- Cópia do passaporte com validade até o término do intercâmbio. Não serão aceitos protocolos de agendamento e passaportes vencidos.
- Comprovante de proficiência na língua do país escolhido. Deverão ser entregues atestados de exames de proficiência (por exemplo: TOEFL, TOEIC, DELF, DALF, etc.) para as universidades que assim o exigem. Nos demais casos, isto é, para as universidades que não exigem um certificado específico, serão aceitos comprovantes de língua de instituições reconhecidas (escolas e institutos de idiomas), atestando, no mínimo, o nível B1/B2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Para os alunos do curso de Letras que cursem a habilitação da língua do país pretendido, poderá ser aceita uma carta de um docente da área, atestando, no mínimo, o nível B2 de proficiência do aluno. Não serão aceitas declarações emitidas por instituições não reconhecidas ou por professores de língua sem vínculo institucional.
Pode haver mudança na lista de documentos de acordo com as necessidades/objetivos de cada edital.