Curso de língua favorece intercâmbio cultural entre Brasil e República Tcheca

Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria

 

Na última quinta-feira (17/01) foram entregues os certificados dos participantes do "Curso de Difusão Cultural de Língua e Cultura Tcheca", em cerimônia Consulado Geral da República Tcheca, em São Paulo.

A língua e a cultura tchecas são ensinadas na FFLCH USP desde 2008 sob coordenação do professor Antonio Menezes, do Departamento de Letras Orientais. Ele lembra que o curso foi o primeiro de língua e cultura eslava oferecido pela Universidade.

São seis módulos de um semestre cada um. O conteúdo e as avaliações seguem o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, que é o padrão internacional para medir o nível de compreensão e expressão de uma determinada língua.

O programa de estudos é direcionado para o conhecimento prático da língua, para que o aluno seja capaz de se comunicar na República Tcheca em situações cotidianas como turista ou estudante principiante.

Os professores tchecos são escolhidos pelo Departamento de Cooperação Internacional da República Tcheca, que responde ao Ministério de Educação, Juventude e Desporto da República Tcheca. O professor de língua e cultura tchecas em São Paulo trabalha para a União Cultural Tcheco Brasileira (UCTB) e também coopera com o Consulado Geral da República Tcheca.

As aulas são complementadas por atividades culturais, palestras e oficinas tradicionais, que acontecem na sede da UCTB ou no Consulado. Os alunos da USP têm a possibilidade de participar do grupo musical Pramen ou do grupo de danças folclóricas Slavia, que desenvolvem temas do folclore tcheco. Ambos os grupos são muito ativos e durante o ano se apresentam em diversos festivais em São Paulo e no exterior.

De acordo com Menezes, as culturas de países eslavos não têm uma presença tão forte no Brasil por conta de questões migratórias, como acontece nos casos específicos de italianos, japoneses, árabes, entre outros. Nesse ponto, o curso é pioneiro e contribui para o intercâmbio cultural e linguístico entre República Tcheca e Brasil. 

As inscrições para o curso em 2019 será divulgado no site, redes sociais e demais canais da FFLCH.

A entrega dos diplomas ocorreu na sede do Consulado Geral da República Tcheca, em São Paulo.
A entrega dos diplomas ocorreu na sede do Consulado Geral da República Tcheca, em São Paulo. (Foto: Miraldo Vale de Freitas - STI/FFLCH USP)


Com informações do Departamento de Letras Orientais da FFLCH USP e União Cultural Tcheco Brasileira