Pesquisadora da FFLCH desenvolve programa de mentoria que estimula a criatividade

Ganhadora do Prêmio "Luiz Antônio Marcuschi" de Teses e Dissertações da Anpoll de 2023, Elaine Cristina Roschel Nunes destacou a importância do diálogo no processo educacional

Por
Thais Morimoto
Data de Publicação

Elaborado por: Letícia Lídia Voltolini para a tese
Elaborado por Letícia Lídia Voltolini para a tese

Muitos professores sentem que são cobrados para ter soluções mais criativas na sala de aula e encontrar formas para trabalhar e desenvolver a criatividade, mas muitos deles também percebem certa dificuldade em pensar “fora da caixa”. Em sua tese de doutorado, a professora de alemão Elaine Cristina Roschel Nunes buscou descobrir como ocorre a passagem do “beco sem saída” para o “pulo do gato” e como os futuros professores estão encontrando formas de praticar a Criatividade Local.

Foto de perfil de Elaine Cristina Roschel Nunes
Elaine Cristina Roschel Nunes. Foto: Arquivo pessoal

Segundo a pesquisadora, Criatividade Local é “um processo aberto de articulação entre pessoas e mundos, um espaço de negociação, baseado em nossas próprias experiências, relacionando com os caminhos e as alternativas que identificamos para lidar com os problemas em nossos contextos, com os recursos e condições disponíveis, sem esquecer que estamos em um complexo maior”. Dessa forma, as pessoas se enxergam como participantes criativos do processo. 

Mas, para Elaine, é comum que existam nas salas de aulas bloqueadores da Criatividade Local, como matérias sem contextualização com a vida prática do aluno, a repetição de padrões sem reflexões e a falta de flexibilidade.

Ela também explica que o processo de formação de professores está sendo desvalorizado e desmantelado, o que revela a necessidade de se buscar novas soluções. Uma delas é de responsabilidade do governo e se refere à construção de políticas públicas. Mas Elaine ressalta que existem decisões que podem ser feitas a nível local, pelos próprios educadores. Professores não devem repetir o sistema sem se questionarem. “Caso contrário, vamos continuar com essa estrutura engessada”, afirma.

Como uma das alternativas para evitar os bloqueadores da Criatividade Local, a professora sugere um programa de mentoria com base na ideia do conceito. A proposta consiste em encontros individuais e em grupo com orientação do mentor ou da mentora e protagonismo para o diálogo e a escuta empática e ativa. 

Esquema mostra a mentoria em um formato circular: sem começo e nem fim. Imagem: Elaine
Esquema mostra a mentoria em um formato circular: sem começo e nem fim. Elaborado por Elaine Cristina Roschel Nunes

Elaine testou seu programa com quatro professores em formação em um curso extracurricular em alemão e, depois de ver os resultados, percebeu que é necessário aprender a escutar e a contribuir nos espaços coletivos, principalmente por meio do diálogo. Também é importante instigar o espaço para reflexão e ação pedagógica. Por meio dessas ações, “podemos encorajar as pessoas a se deslocarem, a desestabilizarem estruturas inertes, realizando conexões mais salutares, agindo em seu meio e diante de suas condições”, explica a professora.

No momento de formação de novos professores, por exemplo, ações como ouvir os desabafos e apoiar esses profissionais a lidarem com as inseguranças podem ter caráter decisivo para que o professor iniciante continue nessa área de atuação, como aconteceu com três dos quatro participantes da mentoria. Um deles conta que conseguiu se encontrar com a profissão e ficou muito grato pelo programa.

Mas a pesquisadora ressalta: “esse espaço dialógico de negociação e criação nem sempre é confortável. Temos que lidar com inquietações, incertezas e abandonar a zona de conforto, sem métodos infalíveis e caminhos prescritos, apenas arriscando e acreditando ser possível”. 

Prêmio “Luiz Antônio Marcuschi”

A tese de doutorado Entre "becos sem saídas" e o "pulo do gato": Criatividade Local e mentoria na formação inicial de professores de alemão no Brasil, defendida em dezembro de 2021 por Elaine Cristina Roschel Nunes, foi agraciada com o Prêmio “Luiz Antônio Marcuschi” de Teses e Dissertações da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) em 2023. 

A pesquisadora recebeu orientação da professora Dorthe Uphoff, a quem é muito grata. “Ela é a pessoa que me inspirou para fazer esse programa de mentoria. Ela acreditou no meu projeto”, afirma Elaine.

O Prêmio “Luiz Antônio Marcuschi” visa reconhecer o mérito de trabalhos acadêmicos de estudos linguísticos e na última edição aceitou teses e dissertações defendidas entre os meses de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2023.