Espécies de Mélica III: Hino e Peã | Estudos Clássicos em Dia

Por
Paulo Martins e Renan Braz
Data de Publicação



Nesta terceira aula sobre as espécies de mélica, a professora Giuliana Ragusa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, apresenta o hino e o peã e alguns dos principais representantes de cada gênero.

Giuliana Ragusa graduou-se em Letras, em 1999, pela Universidade de São Paulo, onde também tornou-se mestre, em 2003, com a dissertação “Fragmentos de uma deusa: a representação de Afrodite na lírica de Safo”. Seu doutorado foi realizado na Universidade de São Paulo com um período sanduíche na Universidade de Wisconsin, tornando-se doutora, em 2008, com a tese “Imagens de Afrodite: variações sobre a deusa na mélica grega arcaica”. Possui pós-doutorado na área de literatura clássica com especialidade em língua grega pela Universidade de Wisconsin (2013).

Atua lecionando e pesquisando sobre língua e literatura grega. Atualmente, dedica-se à representação de Afrodite na mélica tardo-arcaica de Píndaro.

Sugestão de Leitura:

Traduções recentes (livros) de Safo e Píndaro:
Ragusa, G. (org., trad.). Lira grega: antologia de poesia arcaica. São Paulo: Hedra, 2013.

Ragusa, G. (org., trad.). Safo de Lesbos. Hino a Afrodite e outros poemas. 2ª ed. revista, ampliada e bilíngue. São Paulo: Hedra, 2021.

Rocha, R. (trad., introd., notas). Píndaro. Epinícios e fragmentos. Curitiba: Kotter, 2018.

Alguns estudos gerais e sobre o hino e o peã:
Budelmann, F. (ed.). The Cambridge Companion to Greek lyric. Cambridge: University Press, 2009.

Depew, M. “Enacted and represented dedications: genre and Greek hymn”. In: ____; Obbink, D. (eds.). Matrices of genre. Authors, canons, and society. Cambridge: Harvard University Press, 2000, pp. 59-79.

Ford, A. “The genre of genres: paeans and paian in early Greek poetry”. Poetica 38, 2006, pp. 277-95.

Furley, W. D. “Prayers and hymns”. In: Ogden, D. (ed.). A companion to Greek religion. Oxford: Blackwell, 2007, pp. 117-31.

Swift, L. A. The hidden chorus. Echoes of genre in tragic lyric. Oxford: University Press, 2010.