Personagens da cultura pop japonesa e singularidades do mangá serão tema de palestras na FFLCH

Fundação Japão e Centro de Estudos Japoneses da USP promovem palestra e mesa redonda no VII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses

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Redação
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Nos dias 12 e 13 de março, a Fundação Japão e o Centro de Estudos Japoneses da USP promovem palestra e mesa redonda, incluídas na programação do VII Encontro de Pós-graduandos em Estudos Japoneses da USP. Os eventos, presenciais, têm entrada gratuita, com inscrições até 8 de março.

No dia 12, às 19h30, na Casa de Cultura Japonesa, será realizada a palestra Design de personagens da cultura pop do Japão, com o antropólogo cultural e artista de mangá prof. Daisaku Tsuru, docente da Universidade Kyoto Seika; e Ryo Sumiyoshi, artista de mangá e game design.

No dia 13, às 9h, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais, ambos participam da mesa-redonda Singularidades e Identidades do mangá em um universo plural, da qual também participam o antropólogo Prof. Dr. Antonio Motta (UFPE), a jornalista Profa. Dra. Sonia Luyten (USP) e o pesquisador Leonardo Arantes, com mediação da pesquisadora Profa. Dra. Leiko Matsubara (USP).

PROGRAMAÇÃO

Palestras de abertura

Dia 12, 19h30 às 21h

Design de personagens da cultura pop do Japão

Palestra com Ryô Sumiyoshi e Daisaku Tsuru (apenas presencial).

Requer apresentação de RG ou documento equivalente para empréstimo do fone para escuta da tradução simultânea.

Local: Local: Auditório da Casa de Cultura Japonesa (Avenida Professor Lineu Prestes, 159 - Cidade Universitária, São Paulo - SP).

 

Dia 13, 9h às 11h30

Singularidades e identidades do mangá em um universo plural

Mesa-redonda com Daisaku Tsuru, Ryô Sumiyoshi, Antonio Motta, Sonia Luyten e Leonardo Arantes, com mediação da professora Leiko Matsubara Morales (apenas presencial).

Requer apresentação de RG ou documento equivalente para pegar o fone para ouvir a tradução simultânea.

Local: Auditório 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH (Avenida Professor Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária, São Paulo - SP).

 

Programação de mesas de comunicação - VII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses

Local: Todas as mesas serão realizadas no Auditório da Casa de Cultura Japonesa (Avenida Professor Lineu Prestes, 159 - Cidade Universitária, São Paulo - SP)

Dia 13/03

Mesa 1: Literatura, cinema, a gente e o tempo, 14h-15h30

1- “Humanismo e protesto silencioso: um estudo da obra de Niimi Nankichi” - Camila Guilherme da Silva Eleuterio

2- “Longe do glamour da era Meiji: o foco sobre os menos favorecidos na obra Takekurabe (1896) de Higuchi Ichiyō” - Gustavo Perez Katague

3- “Imaginando um devir-pedra no verão japonês: o Antropoceno e o filme Mizu no naka no hachigatsu (1995)” - João Víctor Kurohiji Bonani


Mesa 2: Teatro, dança, música e metamorfoses, 16h-17h30

1- “Shirayuki-hime (2020) e o shinsakunō contemporâneo como possibilidade de tradução estética intersemiótica” - Felipe Mendes Pinto [remoto]

2-  “Shōgekijō e Ankoku Butō: aliança entre teatro e dança para o bastião da carne” - Daniel Ribeiro Fernandes Aleixo

3- “A arte do taiko contemporâneo na interculturalidade” - Rafael Mariano Garcia [remoto]


Mesa 3: Cinema e sociedade, 19h-20h30

1- “A presença de Ma (間) nos filmes Memórias de Ontem e Princesa Mononoke e seus efeitos na recepção ocidental” - Julia Barros Nogueira [remoto]

2- “O Envelhecimento Populacional Japonês e sua Presença nos Filmes de Hayao Miyazaki” - Sophie Cohen Chermont

3- “O Gênero do cuidado no filme Sabor da Vida de Naomi Kawase” - Beatriz de Castro Barrosa

 

Dia 14/03

Mesa 4: Literatura contemporânea e o contemporâneo literário, 13h-14h30

1- “O fenômeno Banana Yoshimoto: entendendo a recepção de Kitchen no Japão” - Cleiton Santiago Madruga [remoto]

2- “Tôkaidô Yotsuya Kaidan e Os Sapatinhos Vermelhos: paralelo entre Oiwa e a garota dos sapatos vermelhos a partir de Mulheres que correm com os lobos” - Nathália Liberato Varussa

3- “O uso da vestimenta na construção narrativa de Naishi no Kami em Torikaebaya Monogatari” - Adriane Carvalho Torquato


Mesa 5: De páginas a imagens: estudos editoriais e mangá, 15h-16h30

1- “A intertextualidade no mangá Bungo Stray Dogs de Asagiri Kafka e Sango Harukawa” - Daniela Motano Patrocinio

2- “Vozes Sublimadas: Revistas para meninas e a representação de estudantes de intercâmbio no Japão pré-guerra” - Marina Teresinha de Melo do Nascimento [remoto]

3- “Ito Noe e a escrita de um coração verdadeiro: o papel de editora-chefe da ‘Meias Azuis’ (Seitô)” - Carolina Benkert [remoto]


Mesa 6: Pesquisa, representação e linguagem, 17h-18h30

1- “Sentidos de Ciência em programas de iniciação científica no Brasil e no Japão” - Bruna Navarone Santos [remoto]

2- “A linguagem de papéis nas light novels japonesas: analisando caracterização e hierarquia em obras de fantasia” - Pablo Sandino Ferreira Botelho [remoto]

3- “O Rashōmon de agora e de ontem: construção, representação e simulacro” - Andreza Sabrina da Silva


Mesa 7: Um Japão literário de XIX e XX, 19h30-21h

1- “No território do sublime: Tanizaki e o programa estético da modernidade japonesa” - Rodney Ferreira

2-  “O que me fez ser assim?, a escrita de si enquanto gênero contra-hegemônico em Kaneko Fumiko (1903-1926)” - Felipe Chaves Gonçalves Pinto [remoto]

3- “A obra ‘Ningen Shikkaku’ (‘Declínio de um homem’) de Osamu Dazai e a leitura sobre o suicídio de Durkheim” - Jeferson Cristo de Santana

 

Dia 15/03

Mesa 8: Religiosidades e negociações, 13h-14h30

1-  “A missão católica japonesa aos olhos de um franciscano” - Lígia Kaori Kondo [remoto]

2- “Onda estrangeira e pânico religioso: propostas budistas para a convivência entre japoneses e residentes estrangeiros no período Meiji (1868-1912)” - Júlio César de Melo do Nascimento [remoto]

3- “A religião cristã como filosofia de resistência coreana frente ao imperialismo japonês em Pachinko, de Min Jin Lee” - Gabrielly Fernanda Spizamilio Silva


Mesa 9: Imigração e sentidos de identidade, 15h-16h30

1- “Pernambuco e o Japão: do Brasil Colônia à Imigração” - Maria do Carmo Oliveira da Silva Neta [remoto]

2- “Análise gráfica dos anúncios de cinema na imprensa nikkei: 1930–1940” - Eduardo Araújo de Ávila [remoto]

3- “A porrada vai comer: nacionalismo comparado e lógica de foraclusão em Murakami Ryū e Tawada Yōko” - Fabio Pomponio Saldanha

4- “Fotolivros Japoneses do Pós-Guerra: das Documentações de Conflitos às Narrativas da Intimidade (1952-1986)” - Lucas Camara Gibson [remoto]


Mesa 10: O transpor de linguagens: tradução, karatê e natureza, 17h-18h30

1- “Desafios e potencialidades na tradução dos contos de Shiga Naoya” - Mariane Andrade Marques

2- “Karatê: Cultura em trânsito e a hemerografia” - Roberto Marques Leão da Silva [remoto]

3- “Os apontamentos de Sagara acerca do vocábulo shizen” - Fernanda Ferreira Gonçalves [remoto]

 

Inscrições até o dia 8 de março em: Inscrição de ouvinte para o VII EPGEJ (google.com)

 

VII Encontro de Pós-graduandos em Estudos Japoneses da USP

O Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses – EPGEJ 2024 é um evento bienal, protagonizado pelos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (PPGLLCJ), com o objetivo de promover um espaço nacional de interlocução de pesquisas relacionadas a estudos japoneses.

O VII EPGEJ é realização do Centro de Estudos Japoneses (CEJAP-USP), Fundação Japão e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e conta com o apoio do Curso de Letras Japonês (Japonês/FFLCH-USP), Departamento de Letras Orientais (DLO-USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (PPGLLCJ) e Universidade de São Paulo (USP). 

É um momento de diálogo envolvendo trabalhos muito plurais que compõem o cenário acadêmico dos Estudos Japoneses no Brasil, tradicionalmente orquestrado por discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP).

Vale destacar que este é o único programa de pós-graduação com esta temática no país, recebendo a contribuição de diversos polos nacionais e internacionais e plantando sementes e colhendo frutos de várias regionalidades.

Convidados

Daisaku Tsuru

Nasceu na província de Okayama em 1968. Doutor em Ciências (2001) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Universidade de Kyoto, desenvolveu pesquisas sobre os rituais tradicionais e a religião dos caçadores-coletores em Camarões, como antropólogo cultural e antropólogo ecológico. Ministrou aulas como professor assistente na Faculdade de Humanidades da Universidade de Toyama. Em 2001, foi agraciado com a menção honrosa no Prêmio Afternoon Four Seasons, patrocinado pela Kodansha. Em 2006, “Nachun” iniciou a serialização na revista “Monthly Afternoon” (Kodansha).

Desenvolve projetos relacionados à representação visual de tipos em equilíbrio entre narrativa e iconografia e criações que utilizam os estudos antropológicos em interface com o mangá. Outros trabalhos representativos incluem “Mushinuyun” e “Ryûjo Senki” (Batalha da mulher dragão). O livro “Pesquisas sobre a diversão: o que explica o boom do entretenimento do ponto de vista global?” (Kadokawa Shoten, 2015), de sua autoria, apresenta análises de mangás, animes, filmes etc de uma perspectiva singular.

Ryô Sumiyoshi

Nasceu em 1988. Participou do design de personagens da série de jogos "Monster Hunter", na gigante de jogos CAPCOM. Freelancer desde 2015. Obras representativas incluem “Jinba'' (『人馬』6 volumes, East Press), “Torso no Bokura'' (volumes 1 e 2, Kurofuneko Mix), “Senshi of the Iron World'' (6 volumes), serializado na “Monthly Shonen Magazine'' da Kodansha).

Foi responsável pelos cenários dos animais da versão animada do anime Golden Kamuy. Tem experiência como professora na Universidade Kyoto Seika e em Taiwan.

É autora de “Beastman/Anthropomorphism: Tips for Designing Nonhumans'' (2021, Genkosha).

Antonio Carlos Mota de Lima

Antropólogo, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco. Realizou seus estudos universitários na França. Possui formação em história moderna e contemporânea na Universidade de Paris-Sorbonne e formação doutoral em antropologia social e etnologia na École des Hautes Études enSciences Sociales de Paris. Possui pós-doutorado na Universidade de Oxford, Reino Unido (2015-2017).

De 1998 a 1999, foi pesquisador visitante na Sorbonne e na EHESS de Paris. Em 2003, tornou-se professor colaborador do Programa de Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca (USAL), na Espanha. No período de 2005 a 2008, foi pesquisador visitante na Universidade Complutense de Madrid, na Universidade de Barcelona, na Universidade de La Coruña, no Instituto Superior de Ciência do Trabalho e da Empresa de Lisboa (ISCTE) e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. No período de 2015 a 2016, foi Visiting Scholar e Research Fellow na Universidade de Oxford, no Reino Unido e no LSE Human Rights, da London School of Economics and Political Sciences.

É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior. É consultor ad hoc do CNPq e da CAPES; bolsista de produtividade do CNPq. Fundou o Curso de Bacharelado em Museologia na Universidade Federal de Pernambuco, onde foi coordenador durante o período de 2009 a 2012.

Dirige o Observatório de Museus e Patrimônio (Oservamus) e o Laboratório de Estudos Avançados de Cultura Contemporânea (LEC) na UFPE. Colaborou com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC), como consultor no projeto Pontos de Memória.

Foi membro do Conselho Gestor do Sistema Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC); durante 2011 e 2015, foi titular da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) do Ministério da Cultura (MinC), na área do patrimônio cultural. Foi titular do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico Nacional do Instituto Nacional de Museus (IBRAM), de 2014 a 2019.

Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), gestão 2017 e 2018. É consultor da UNESCO na área do patrimônio cultural. Membro titular do Conselho Consultivo do Patrimônio Histórico Nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no período de 2016 a 2014. Em 2022, recebeu o prêmio Roquete Pinto de excelência da antropologia brasileira e, em 2024, a distinção outorgada pelo MinC de relevante serviço prestado ao patrimônio cultural brasileiro.

Sonia Maria Bibe Luyten

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo, com tese sobre mangá em 1988. Foi professora do Departamento de Jornalismo e Comunicações da ECA/USP (1972-1984). Iniciou o primeiro curso regular universitário de Histórias em Quadrinhos no Brasil e no mundo em 1972, na ECA/USP.  Professora convidada da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e Tóquio – Japão, Universidade Real de Utrecht- Holanda e da Universidade de Poitiers – França.

Autora de inúmeros artigos e prefácios no Brasil e no exterior e dos livros Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses; Cultura Pop Japonesa – mangá e animê.

Fundou o primeiro núcleo de estudos de mangá na Universidade de São Paulo na década de 70, que se transformou na ABRADEMI e obteve vários prêmios por sua pesquisa em histórias em quadrinhos, sendo um deles Honraria do Governo Japonês (2008) pela pesquisa em Cultura Pop Japonesa. É presidente da Comissão de Teses do Troféu HQMIX.

Leiko Matsubara Morales

Professora e pesquisadora do curso de Letras-Japonês do Departamento de Letras Orientais da Universidade de São Paulo. Sua pesquisa está na área de Linguística Aplicada, com foco em estudos sobre bilinguismo e variação linguística, hibridismo cultural no âmbito do ensino-aprendizagem de Japonês como LE/L2, formação de professores e gramaticologia no âmbito da comunidade nipo-brasileira. É pesquisadora visitante das Universidades Sophia e Quioto de Assuntos Estrangeiros, ambos no Japão. Foi vice-diretora do Centro Interdepartamental de Línguas da USP (2011-2015); Coordenadora da Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da USP (2017-2020); Presidente do Centro de Estudos Nipo-brasileiros (Jinmonken) - (2020-2022).

É vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Japoneses e pesquisa sobre a produção de conteúdo didático de língua e cultura japonesa em ambientes virtuais e a relação da cultura pop com a aprendizagem da língua japonesa.

Leonardo Arantes

Graduado em Letras com habilitação Português/Japonês pela Universidade Estadual Paulista, campus de Assis (FCL/UNESP Assis). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica por três anos (2016-2019), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq), intitulada: "A História literária à luz das fontes primárias: José Veríssimo e a Educação Nacional".

É mestrando no Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo pesquisa sobre gamification.