FFLCH inaugura Estúdio Oswaldo Porchat e salas de pesquisa

Em evento de inauguração, o diretor da FFLCH, Paulo Martins, apresentou os novos espaços ao reitor e à vice-reitora da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior e Maria Arminda do Nascimento Arruda

Por
Gabriela Ferrari Toquetti e Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria

Inauguração do Espaço Direitos – Professor Alfredo Bosi (Foto: Thais Morimoto/Serviço de Comunicação Social FFLCH USP)

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP inaugurou ontem, 17 de abril, o Espaço Direitos – Professor Alfredo Bosi e o Espaço Pesquisa – Professora Emília Viotti da Costa, que contam com salas de pesquisa, escritórios e um estúdio de gravação e edição de vídeos.

O Espaço Direitos, cujo nome presta homenagem ao 42º Professor Emérito da FFLCH da USP e membro da Academia Brasileira de Letras Alfredo Bosi, abriga as salas do Programa de Acolhimento aos Estudantes Cotistas (PAECO) e da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), além do Estúdio Oswaldo Porchat.

Já o Espaço Pesquisa, nomeado em memória da historiadora e 26ª Professora Emérita da FFLCH da USP Emília Viotti da Costa, é composto por sete salas de pesquisa. Inicialmente, o espaço receberá o Embira – Laboratório do Papel, o Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre os Impérios Ibéricos na Época Moderna, o projeto Métis – Artes e Semânticas da Criação e da Memória, o Laboratório de Filosofia Experimental e Estudos da Cognição e o Laboratório de Tradução de Textos e Imagens (LaTTIm), além da exposição permanente Fundo Antonio Candido, composta por telas com imagens da história da FFLCH fornecidas pelo arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

Visita ao Fundo Antonio Candido (Foto: Thais Morimoto/Serviço de Comunicação Social FFLCH USP)

O Estúdio Oswaldo Porchat

Oswaldo Porchat foi o 30º Professor Emérito da FFLCH da USP e um dos mais importantes filósofos brasileiros. O estúdio que recebeu seu nome conta com equipamentos modernos – como exemplo, podemos citar as várias câmeras, microfones, iluminações e alto-falantes de última geração – e será destinado à gravação e edição de vídeos e áudios, ampliando, assim, a produção de conteúdos audiovisuais da Faculdade.

Inauguração do Estúdio Oswaldo Porchat (Foto: Thais Morimoto/Serviço de Comunicação Social FFLCH USP)

A inauguração

No evento de inauguração, o diretor da FFLCH, Paulo Martins, apresentou as novas instalações ao reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, e à vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda. Também estavam presentes presidentes de comissões estatutárias, chefes de departamentos e pesquisadores coordenadores das salas de pesquisa.

Em entrevista ao Serviço de Comunicação Social, o reitor e a vice-reitora relataram suas primeiras impressões e expectativas sobre as novas salas da FFLCH: “Essa reforma trouxe espaços de pesquisa, reflexão e comunicação. Esses locais são exigências do mundo contemporâneo”, afirmou Maria Arminda do Nascimento Arruda. “Eu fico orgulhosa de ver o espaço da minha faculdade tão bem cuidado. [...] Sempre digo que sou filha desta casa, que me formou”, completou a vice.

Por fim, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior reforçou a importância da colaboração entre a FFLCH e a reitoria da USP: “Continuaremos trabalhando juntos para melhorar cada vez mais nossos espaços físicos”.

Inauguração do Espaço Pesquisa (Foto: Thais Morimoto/Serviço de Comunicação Social FFLCH USP)
Da esquerda para a direita, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, Maria Arminda do Nascimento Arruda e Paulo Martins (Foto: Thais Morimoto/Serviço de Comunicação Social FFLCH USP)
Entrevista com o reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda e o diretor da FFLCH Paulo Martins (Foto: Thais Morimoto/Serviço de Comunicação Social FFLCH USP)
Visita à sala do Programa de acolhimento aos estudantes cotistas (Foto: Thais Morimoto/Serviço de Comunicação Social FFLCH USP)

Confira o FFLCH Conversa com o reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior e a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda sobre a inauguração do estúdio Oswaldo Porchat e as salas de pesquisa: