Em evento de inauguração, o diretor da FFLCH, Paulo Martins, apresentou os novos espaços ao reitor e à vice-reitora da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior e Maria Arminda do Nascimento Arruda
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP inaugurou ontem, 17 de abril, o Espaço Direitos – Professor Alfredo Bosi e o Espaço Pesquisa – Professora Emília Viotti da Costa, que contam com salas de pesquisa, escritórios e um estúdio de gravação e edição de vídeos.
O Espaço Direitos, cujo nome presta homenagem ao 42º Professor Emérito da FFLCH da USP e membro da Academia Brasileira de Letras Alfredo Bosi, abriga as salas do Programa de Acolhimento aos Estudantes Cotistas (PAECO) e da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), além do Estúdio Oswaldo Porchat.
Já o Espaço Pesquisa, nomeado em memória da historiadora e 26ª Professora Emérita da FFLCH da USP Emília Viotti da Costa, é composto por sete salas de pesquisa. Inicialmente, o espaço receberá o Embira – Laboratório do Papel, o Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre os Impérios Ibéricos na Época Moderna, o projeto Métis – Artes e Semânticas da Criação e da Memória, o Laboratório de Filosofia Experimental e Estudos da Cognição e o Laboratório de Tradução de Textos e Imagens (LaTTIm), além da exposição permanente Fundo Antonio Candido, composta por telas com imagens da história da FFLCH fornecidas pelo arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.
O Estúdio Oswaldo Porchat
Oswaldo Porchat foi o 30º Professor Emérito da FFLCH da USP e um dos mais importantes filósofos brasileiros. O estúdio que recebeu seu nome conta com equipamentos modernos – como exemplo, podemos citar as várias câmeras, microfones, iluminações e alto-falantes de última geração – e será destinado à gravação e edição de vídeos e áudios, ampliando, assim, a produção de conteúdos audiovisuais da Faculdade.
A inauguração
No evento de inauguração, o diretor da FFLCH, Paulo Martins, apresentou as novas instalações ao reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, e à vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda. Também estavam presentes presidentes de comissões estatutárias, chefes de departamentos e pesquisadores coordenadores das salas de pesquisa.
Em entrevista ao Serviço de Comunicação Social, o reitor e a vice-reitora relataram suas primeiras impressões e expectativas sobre as novas salas da FFLCH: “Essa reforma trouxe espaços de pesquisa, reflexão e comunicação. Esses locais são exigências do mundo contemporâneo”, afirmou Maria Arminda do Nascimento Arruda. “Eu fico orgulhosa de ver o espaço da minha faculdade tão bem cuidado. [...] Sempre digo que sou filha desta casa, que me formou”, completou a vice.
Por fim, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior reforçou a importância da colaboração entre a FFLCH e a reitoria da USP: “Continuaremos trabalhando juntos para melhorar cada vez mais nossos espaços físicos”.
Confira o FFLCH Conversa com o reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior e a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda sobre a inauguração do estúdio Oswaldo Porchat e as salas de pesquisa: