Livro oferece uma reflexão teórica e histórica sobre o significado de rupturas e crises políticas

Estudo de obras produzidas nos séculos 16 e 18 contribuem para compreensão do declínio da democracia no Brasil e em outros países

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

.

 

O livro Política retórica e contingência: estudos em teoria política moderna, (Editora Alameda, 428 páginas), da professora Eunice Ostrensky, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, será lançado no dia 3 de junho, das 18h30 às 21 horas, na Livraria Martins Fontes, Av. Paulista, 509, São Paulo.

Os capítulos deste livro se dedicam ao estudo de obras produzidas ao longo dos séculos 16 e 18, a uma análise de razões que têm levado a um forte declínio da democracia no Brasil e em outros países, e à tradução de um pequeno conjunto de escritos produzidos durante as guerras civis inglesas e ainda pouco conhecidos em nosso meio. 

Com isso, Eunice Ostrensky busca oferecer uma reflexão teórica e histórica sobre o significado de rupturas, crises políticas, de ações possíveis em face das circunstâncias, das potencialidades, contornos e limitações do discurso. A autora também se preocupa em observar como teóricas e teóricos políticos, em suas vestes de atrizes e atores políticos, utilizam diferentes estratégias discursivas, argumentativas e afetivas para descrever, analisar, avaliar e influenciar as ações de seus contemporâneos. 

Suas obras ora pretendem produzir teorias para conferir alguma objetividade e sentido ao emaranhado de eventos percebidos, tanto do passado como do presente, bem como às distintas e por vezes antagônicas experiências da vida social e política; ora incorpora no discurso a instabilidade do mundo, porque talvez não seja possível nem desejável nivelar as diferentes camadas temporais e espaciais das quais este mundo se compõe.

Sobre a autora

A professora Eunice Ostrensky é docente do Departamento de Ciência Política da FFLCH, tem experiência nas áreas de filosofia política e teoria política moderna (séculos 16 a 18), estudando principalmente os seguintes temas e autores: Maquiavel, Hobbes, Levellers, Harrington, Montesquieu; Mary Wollstonecraft; Tocqueville; liberalismo e liberdade; república e republicanismo; soberania e constituição; contextualismo linguístico; paixões políticas.

O livro poderá ser adquirido no site da Editora Alameda.

Com informações da Editora Alameda