Livro aprofunda o debate sobre o design moderno brasileiro

Autora mostra o encontro entre tradição e modernidade no Brasil semi-industrializado da primeira metade do século 20 e sua contribuição para a identidade criativa do País

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

.

No dia 18 de setembro, às 19h30, ocorrerá o lançamento do livro Tradição e modernidade no móvel brasileiro (Editora Olhares, 264 páginas), de Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, mestre e doutora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e atualmente professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. O evento será na Livraria da Travessa, Rua dos Pinheiros, nº 513, São Paulo.

A autora analisa a obra de Joaquim Tenreiro, José Zanine Caldas, Sergio Rodrigues e Celso Martinez Carrera para refletir sobre o encontro entre tradição e modernidade que forjou um estilo próprio para a produção de móveis no Brasil.

Desde a publicação do livro Móvel moderno no Brasil, em 1994, fruto de sua dissertação de mestrado, Cecilia Loschiavo tornou-se uma referência central para o pensamento sobre o patrimônio material brasileiro que se constituiu com a atividade de design no período, erguendo as bases históricas e teóricas para qualificar o processo de revalorização daquelas obras-produtos ocorrido a partir dos anos 2000. Sua investigação sobre o tema se iniciou ainda na segunda metade dos anos 1970, momento em que essa produção modernizante da forma de viver do brasileiro passava por um intenso período de ostracismo e muitos de seus protagonistas, com quem a autora teve a oportunidade de conviver proximamente, tinham seus ofícios interrompidos ou repensados.

O conteúdo deste novo livro é o capítulo seguinte da profícua trajetória acadêmica de Cecilia – seu doutorado, nunca publicado na íntegra. 

Sobre a autora

Maria Cecilia Loschiavo dos Santos é filósofa e Professora Titular de Design na FAU, com mestrado e doutorado em Estética pela FFLCH, concluídos nos anos de 1985 e 1993. Foi pesquisadora visitante em diversos programas de pós-doutorado nas seguintes universidades: Universidade da Califórnia, Los Angeles; Escola de Política Pública e Pesquisa Social, 1995-96; Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1997; Universidade Nihon, Tóquio, Faculdade de Design e Artes, 1999; Centro Canadense de Arquitetura, Montreal, 2001; UCLA, Luskin School of Public Affairs, 2007-08. Conferencista convidada no Bard Graduate Center, Nova York, 2011, na Universidade de Borâs, 2013, e no Lacma - Los Angeles County Museum of Art, 2014; University of South Australia, 2015 e 2018; Jönköping University, 2017; Universidade do Minho e Universidad Nacional de Colombia, 2023. É curadora e autora de diversos livros, entre eles Móvel moderno no Brasil, Jorge Zalszupin - design moderno no Brasil e José Zanine Caldas, pela Olhares. É consultora científica de órgãos de pesquisa brasileiros, tais como Fapesp, Fapemig e CNPq. Suas pesquisas tratam de produtos descartados, design, moradores de rua e catadores de materiais recicláveis. Mais recentemente pesquisa temas relativos a design, gênero e epistemologia feminista. Tem forte engajamento com questões de design e responsabilidade social, é roteirista do filme documentário À margem da imagem, que trata de temas como exclusão social, desemprego, alcoolismo, insanidade, religiosidade, espaços públicos contemporâneos, degradação urbana, identidade e cidadania. O filme fez parte da seleção oficial do Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2002 e ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Festival de Gramado 2003. E também pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O livro poderá ser adquirido no site da Editora Olhares.

Com informações da Editora Olhares