32ª edição do SIICUSP ocorre na FFLCH

Evento teve 398 trabalhos inscritos, distribuídos ao longo de 5 dias e 86 mesas

Por
Renan Braz
Data de Publicação
Editoria

Apresentaçao SIICUSP
Apresentação de um das pesquisas durante o SIICUSP (Foto: Renan Braz/ Serviço de Comunicação Social da FFLCH USP)

Entre os dias 14 e 18 de outubro, ocorreu a primeira fase da 32ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), evento que visa divulgar projetos de pesquisas científicas e tecnológicas, tanto de estudantes da USP quanto de outras instituições nacionais e internacionais, e também auxiliar na formação de seus participantes.

O SIICUSP foi realizado presencialmente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e contou com a parceria do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) para a sua realização, com apresentações de trabalhos nas salas do edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) e edifício Prof. Antonio Candido (Letras).

SIICUSP
Daniel Gomes de Carvalho (à esquerda), docente do Departamento de História, com alguns dos alunos que participaram do SIICUSP (Foto: Renan Braz/ Serviço de Comunicação Social da FFLCH USP)

A mesa de abertura, intitulada “Humanidades Digitais”, teve como palestrantes os professores Marcos Lopes e Beatriz Raposo de Medeiros, do Departamento de Linguística, e Osvaldo Frota Pessoa Júnior, do Departamento de Filosofia.

Durante os quatro dias de simpósio, 398 trabalhos foram inscritos, orientados por 210 pesquisadores, avaliados por outros 172 e distribuídos em 86 mesas. O evento foi aberto ao público e o autor de cada pesquisa teve dez minutos para apresentar seus resultados, podendo realizar sua exposição no formato que julgasse mais adequado, como a utilização de recursos audiovisuais, por exemplo.

Apresentação SIICUSP
Estudante apresenta o resultado de sua pesquisa no Prédio de Letras (Foto: Renan Braz/ Serviço de Comunicação Social da FFLCH USP)

A professora Maria Cristina Correia Leandro Pereira , docente do Departamento de História e presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da FFLCH destacou a importância do evento:

"O Simpósio Internacional de Iniciação Científica (SIICUSP) oferece uma oportunidade ímpar para que graduados e graduandos apresentem os resultados de suas pesquisas – muitas vezes pela primeira vez. Ao mesmo tempo, o evento serve como uma importante vitrine para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral, ao exibir a produção científica realizada no âmbito da graduação em nossa universidade.

Na nossa Faculdade, a primeira fase do 32º SIICUSP teve proporções significativas: foram apresentados quase 400 trabalhos, organizados em 86 mesas e avaliados por 172 examinadores. Houve, portanto, um aumento expressivo no número de trabalhos em relação ao ano anterior, da ordem de quase 30%, em parte devido à participação obrigatória dos bolsistas PUB – o que contribuiu ainda mais para o enriquecimento desse que é o principal evento científico da Graduação".

Trecho da apresentação da pesquisa de Guilherme Sousa Santos
Trecho da apresentação da pesquisa de Guilherme Sousa Santos (Fonte: Acervo pessoal)

Com a pesquisa intitulada "Ressonâncias da arte e da sociedade no futebol segundo Carlos Drummond de Andrade", que analisou a forma literária com a qual Drummond falava de futebol, Guilherme Sousa Santos, estudante de graduação e licenciatura em Português-Francês na FFLCH, também ressaltou a contribuição do SIICUSP em sua formação acadêmica, afirmando que se apresentar no SIICUSP "é um passo importante na carreira acadêmica, uma vez que é uma oportunidade para se familiarizar com o ato de pesquisar e, além disso, é uma circunstância para o compartilhamento de teses e ideias entre pesquisadores".

Gesildo e Guilherme
Guilherme Sousa Santos (de camiseta vinho) e Gesildo de Souza Lopes Junior (de camiseta preta), estudantes da FFLCH (Foto: Renan Braz/ Serviço de Comunicação Social da FFLCH USP)

Sobre o SIICUSP

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP acontece todos os anos e apresenta o resultado de pesquisas de ciência e tecnologia nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes; Engenharias e Ciências Exatas e da Terra.

Além de alunos da graduação da USP e de outras instituições de ensino do Brasil e do exterior, o SIICUSP também permite a participação de estudantes do Ensino Médio cadastrados no Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP.

O SIICUSP é dividido em duas etapas desde 2014: a primeira acontece em cada unidade da USP, com pesquisas relacionadas aos seus respectivos campos de estudo, e a segunda é chamada de etapa internacional, com a possibilidade que os estudantes apresentem seus resultados a outros estudantes, docentes, pesquisadores e interessados nas mais diversas áreas do conhecimento.

No caso da FFLCH, 15% dos 398 trabalhos inscritos serão selecionados até o dia 13/12 para a etapa internacional, que acontecerá entre março e abril de 2025.

A programação do SIICUSP pode ser acessada no site da Comissão de Pesquisa e Inovação da FFLCH.

* Com informações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e da Comissão de Pesquisa e Inovação da FFLCH.