FFLCH recebe Universidade Renmin da China para discutir possibilidade de intercâmbios

Reunião apresentou possíveis projetos para aproximação entre as instituições e futuras oportunidades para estudantes, pesquisadores e docentes

Por
Gabriela César
Data de Publicação
Editoria

Na quarta-feira, 13 de novembro, ocorreu a reunião de estabelecimento de relações da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) com a Universidade Renmin da China, também conhecida como “People's University of China”.

No encontro, foram debatidos possíveis projetos de aproximação entre as instituições, com foco em propostas de intercâmbios para discentes e docentes. Além disso, foi discutido o planejamento de iniciativas para criação e incentivo a pesquisas e conferências relacionadas aos cursos da FFLCH e da Universidade Renmin.

Foram comentadas as convergências de estudos entres as faculdades, especialmente ao Departamento de Letras Orientais da FFLCH, que estuda a língua chinesa, e ao Departamento de História da FFLCH, que realiza pesquisas da história da China. A Universidade Renmin apresenta núcleos de estudos de línguas estrangeiras e de história de países latino-americanos.
 

.
Comissão chinesa e diretor da FFLCH Adrián Fanjul (Foto: Isadora Batista/Serviço de Comunicação Social da FFLCH USP)

Estiveram presentes pela Universidade Renmin da China: Yang Fengcheng, reitor da Escola de História do Partido Comunista Chinês e Construção do Partido; Hou Xinli, vice-reitor da Escola de História do Partido Comunista Chinês e Construção do Partido; Song Shaopeng, professora da Escola de História e Construção do Partido Comunista Chinês; Xuu Fei, diretora do Gabinete de Assuntos de Ensino e Secretária de Relações Exteriores, Escola de História e Construção do Partido Comunista Chinês; Fang Cheng, diretora do Centro de Treinamento, Escola de História do Partido Comunista Chinês e Construção do Partido; Qiu Haiping, vice-reitor da Academia do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era; e Shi Yue, diretor do Gabinete Executivo, Academia do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era. 

Além deles, os seguintes docentes da FFLCH estiveram presentes: professor Adrián Pablo Fanjul, diretor da FFLCH; Vivian Pamella Viviani de Castro, chefe técnica de serviço do Serviço de Relações Internacionais; professora Fraya Frehse, vice-presidente da Comissão de Cooperação Internacional da FFLCH; e professor Shu Changsheng, professor do Departamento de Letras Orientais da FFLCH.