Biblioteca Florestan Fernandes recebe Selo ODS Educação

Cerimônia de entrega do Selo foi realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Por
Pedro Seno
Data de Publicação
Editoria

Diretora-executiva do Selo, Carina Giunco; representante da Edebê Editora, Tatiana Kelly; professor do Departamento de Geografia, Yuri Tavares Rocha; diretora da Biblioteca Florestan Adriana Ferrari; e representante da UFRJ, Cássia Turci. (Foto: Arquivo pessoal)

No dia 20 de março, ocorreu a cerimônia de entrega dos Selos ODS Educação para instituições de ensino brasileiras. A Biblioteca Florestan Fernandes, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, foi uma das instituições reconhecidas com o Selo pela sua contribuição com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao todo, 74 instituições brasileiras relacionadas ao ensino ganharam o Selo pelas ações implementadas no ano de 2024. A cerimônia ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como anfitriã da premiação.

Como ação que garantiu o Selo, a Biblioteca da FFLCH realiza o Podcast Vem Junto 2030, disponível no Spotify desde 2021. A diretora da Biblioteca, Adriana Ferrari, afirma que serão gravados novos episódios e que há outros projetos que também poderão concorrer ao premio no ano seguinte, como o clube de leitura Com Leitura e Com Afeto, a agenda cultural e as iniciativas que fortalecem a ciência aberta. Essas ações são alinhadas aos Objetivos e à Agenda 2030.

Sobre o Selo

O Selo ODS Educação é uma certificação que busca estimular instituições de ensino no Brasil a alcançarem as metas da Agenda 2030, que prevê o cumprimento dos Objetivos até o final desta década. A organização do Selo procura reconhecer o envolvimento, as soluções e boas práticas adotadas pelo universo acadêmico para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Para obter o Selo, as instituições inscritas precisaram comprovar impactos internos e externos ao longo de 2024 na área da educação, vinculadas ao ODS 4, além de pelo menos um evento ligado aos Objetivos. Os projetos foram avaliados por uma comissão especializada.

*Com informações de gov.br e seloods.org