A Série Saber & Crítica informa e estimula o senso crítico do leitor

Ao reduzir a complexidade dos vários temas abordados, os autores facilitam o aprendizado e a disseminação do conhecimento
Por
Paulo Andrade e Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

.

A LF Editorial lança em agosto a Série Saber & Crítica, os primeiros sete títulos de  uma coleção de livros de bolso pensada para democratizar o conhecimento sobre a compreensão do mundo contemporâneo. Com curadoria do professor Osvaldo Coggiola, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, autor de 80 livros em cinco línguas e referência internacional em marxismo e América Latina, os volumes abordam questões fundamentais com linguagem clara e compromisso intelectual.
Voltada aos leitores dentro e fora da Universidade que desejam compreender os dilemas do presente e do passado com consistência e profundidade, a série articula pesquisa rigorosa com uma escrita voltada à reflexão crítica. 
Todos os títulos terão formato de bolso — alguns com menos de 100 páginas — com preço acessível e são ideais para uso em sala de aula, para grupos de leitura ou para leitores autônomos em busca de debates sólidos e acessíveis.

Em tempos de opiniões instantâneas, muitas vezes sem embasamento, e da proliferação de fake news, a Série Saber & Crítica reafirma que compreender o passado continua sendo a forma mais segura de transformar o futuro.

Dois títulos são de professores da FFLCH: 
América Latina: do colonialismo ao imperialismo (159 páginas), de Osvaldo Coggiola. "América Latina": a denominação, de cunho historicamente recente, dos imensos territórios que vão da fronteira norte mexicana até a Terra do Fogo, recobre a maior variedade humana registrada na história, povos originários, colonizadores brancos, escravos africanos, imigrantes europeus e até significativas migrações de origem asiática. Sua dinâmica histórica é mais complexa ainda e reflete, desde o início da Era Moderna, os desenvolvimentos e conflitos que percorrem o mundo todo. Este livro pretende dar conta, de modo sintético, das principais linhas desses desenvolvimentos a partir das viagens interoceânicas europeias e o genocídio dos povos indígenas, até o ingresso do nosso continente na era do imperialismo capitalista. Uma experiência variada e multifacetada que converge, no entanto, na esfinge do destino de Nossa América.

União Soviética: origem e queda (91 páginas), de Angelo Segrillo, professor do Departamento de História da FFLCH. Nesta obra, o autor analisa um processo histórico que testemunhou in loco no período que passou cursando seu mestrado em Moscou na época da Perestroika: o final da União Soviética. Após uma descrição introdutória que mostra as peculiaridades da gênese e desenvolvimento da Rússia/URSS culminando no lançamento do primeiro ser humano ao espaço por aquele país em 1961, Segrillo examina as causas do declínio relativo que começou a ocorrer nas últimas décadas antes da Perestroika bem como o desenvolvimento desta até o fim da União Soviética. Este livro serve como alimento intelectual para analisar as novas tendências do século 21 e a questão do fortalecimento ou enfraquecimento nele dos regimes capitalistas e socialistas.
As demais obras da série são:
Hiroshima e Nagasaki – A barbárie atômica, de Edgardo Loguercio, jornalista e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da USP. A obra convida a revisitar um dos grandes traumas do século 20, exatamente 80 anos após o bombardeio de Hiroshima. 
Arte e Revolução – Maximalistas, de Flo Menezes, docente no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista; 
O Sujeito de Direito, de Marcus Orione, professor da Faculdade de Direito da USP.

Materialismo Histórico: uma introdução, de Santiago Maribondo, professor da Rede Estadual de Ensino e discente do Departamento de Filosofia da FFLCH.

Holocausto, de Rodrigo Medina Zagni, professor da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), da Unifesp.

Os lançamentos serão realizados em duas datas: dia 6 de agosto será lançado Hiroshima e Nagasaki – A barbárie atômica; e, em 13 de agosto, serão lançados os outros seis títulos. Os dois eventos serão às 18 horas, no Anfiteatro Fernand Braudel, no prédio de Geografia e História da FFLCH, na Av. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é aberta a todos os interessados. Todos os autores estarão presentes.


Os livros podem ser adquiridos no site da LF Editorial.


Com informações de LF Editorial