Informações e solicitação acerca de ações provocadoras (09.06.2025)

Por
Redação
Data de Publicação

Às e aos estudantes, docentes e funcionários da Faculdade,

Esta nota tem o propósito de atualizar informações e solicitar colaboração a respeito das ações provocadoras de grupos extremistas acontecidas na Faculdade.

- No dia 1º de junho, domingo, o mesmo “influencer” que tinha causado tumulto no dia 14 de maio, acompanhado por várias pessoas não identificadas, tentou reiterar as mesmas ações no edifício Eurípides Simões de Paula. Houve fortes discussões com estudantes, mas nenhuma das pessoas presentes respondeu com violência física, apesar da constante incitação do intruso.

- A Direção registrou, no dia 2 de junho, Boletim de Ocorrência no 93º D.P., Jaguaré, e, no dia 6 de junho, oficiou à Prevenção e Proteção Universitária e à Guarda Universitária, informando que o “influencer” não tem vínculo com a USP e que, portanto, não poderia ingressar no campus aos domingos.

- No dia 5 de junho, a Procuradoria Geral (PG) respondeu o ofício de 19 de junho em que esta Direção solicitava ações judiciais. A PG formula uma série de perguntas para dar andamento ao processo.

Com a finalidade de fortalecer possíveis ações na Justiça, a Direção solicita às pessoas da comunidade, sobretudo estudantes, que tenham estado presentes durante as agressões, principalmente se foram diretamente agredidas, que se disponham a registrar boletins de ocorrência e/ou a apresentar seus nomes para encaminharmos à Procuradoria Geral da Universidade. Em todos os casos, a Direção prestará apoio para que essas pessoas se sintam seguras.
 
Direção da FFLCH