Espaços físicos, convivência, inclusão e saúde mental estão entre principais tópicos das oficinas do Plano Diretor da FFLCH

Encontros reuniram cerca de cinquenta pessoas por etapa, com variedade de categorias. Diretoria traceja próximos passos
Por
Rafael Dourador
Data de Publicação
Editoria
Galeria de Imagens

As oficinas participativas do Plano Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP terminaram no dia 18 de novembro com um marco democrático no processo e cerca de 180 contribuições da comunidade. Nos quatro dias de oficinas, com horários variados, uma equipe enviada pela Superintendência do Espaço Físico (SEF) da USP realizou os encontros, explicando os objetivos e etapas do Plano Diretor.

Entre as duas fases (o que temos e o que queremos) pouco mais de cem pessoas participaram com apontamentos e propostas, que formaram cinco grupos temáticos em uma análise prévia:

1. Espaço físico dos edifícios
2. Espaços de convivência, descanso, alimentação e atividades estudantis
3. Espaços livres e mobilidade
4. Inclusão e Saúde Mental
5. Gestão de processos, Condições de trabalho, Conscientização

Marcos Kyoto, membro da empresa que atua como consultora no projeto, explica que as contribuições têm valor qualitativo e não quantitativo, mas que a participação da comunidade esteve dentro do que é previsto para as maiores unidades da USP. Ele destaca a preocupação da diretoria com a democratização do processo: “A comissão do Plano Diretor da FFLCH está bem engajada com o projeto”.

Como foram as oficinas

A primeira etapa dedicou-se a levantar tópicos sobre como está a FFLCH hoje (o que temos?). Os participantes foram estimulados a indicar um problema ou uma potencialidade na Faculdade, conforme um tema escolhido por eles. Após essa atividade, as sugestões foram setorizadas.

A segunda etapa considerou os apontamentos da primeira fase para que os participantes propusessem soluções e sugestões de melhoria. Essas ideias serão reunidas pela comissão do Plano Diretor da FFLCH, que fará sugestões técnicas sobre o tema e levará as propostas à SEF.

Diretoria projeta futuro

A etapa das oficinas participativas terminou, mas o Plano Diretor ainda não. Durante a 438ª Sessão Ordinária da Congregação, Silvana Nascimento, vice-diretora da Faculdade, agradeceu a participação da comunidade e comunicou que os trabalhos para elaboração do Plano Diretor continuarão em 2026.

Mais informações em: https://www.fflch.usp.br/planodiretor