A iniciativa Armário de oportunidades está instalada na entrada da Biblioteca Florestan Fernandes
As aulas e as atividades administrativas da USP voltaram a ser presenciais a partir de março deste ano, depois de dois anos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Na retomada, além da readequação das salas de aula e locais de trabalho dos servidores, setores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP pensaram em formas de acolhimento da comunidade universitária, visto que a pandemia ainda não acabou e as suas consequências permanecem afetando os integrantes desta comunidade e seus familiares com desemprego, saúde mental abalada, etc.
Por isso, desde março também, a Biblioteca Florestan Fernandes e a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP tiveram a iniciativa de instalar o Armário de oportunidades, que é literalmente um móvel que foi colocado na entrada da Biblioteca.
O intuito é que neste armário a comunidade possa deixar uma doação de alimentos e livros, por exemplo, ou encontrar o que está precisando.
A ideia surgiu dos atendimentos feitos pela iniciativa Extensão Solidária da FFLCH, um canal de comunicação por e-mail para escutar e auxiliar os casos de vulnerabilidade dos estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da Faculdade durante o período emergencial de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que foi criado pela CCEx e pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária.
Nas quase 300 mensagens trocadas no período de funcionamento do canal, de maio de 2020 a julho de 2021, foi identificado que muitos estudantes passaram por dificuldades financeiras, inclusive relacionadas à alimentação.
Com a disponibilização deste espaço de doação e recebimento, a Faculdade pretende ser cada vez mais acolhedora, criando um ambiente de solidariedade, e boa convivência entre a comunidade.