FFLCH recebe três premiações e duas menções honrosas no Prêmio Tese Destaque USP 2020

Das nove grandes áreas de conhecimento avaliadas, a Unidade teve destaque nas Ciências Humanas; Letras, Linguística e Artes; e Multidisciplinar

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

Cinco teses de doutorado realizadas nos programas de pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP tiveram destaque no Prêmio Tese Destaque USP 2020, cujo resultado foi divulgado no dia 16 de outubro. Três foram vencedoras e duas receberam menções honrosas.

Nesta nona edição do prêmio, foram estabelecidas como elegíveis as teses defendidas entre 1º de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2019.

Os alunos agraciados recebem um prêmio no valor de R$ 10 mil e os seus orientadores, R$ 5 mil em recursos para custeio. Os autores das teses premiadas e das que mereceram menções honrosas ganham também um Diploma de Premiação.

Instituído em 2012, com o objetivo de estimular a atividade de pesquisa dos alunos matriculados e dos professores credenciados nos Programas de Pós-Graduação da Universidade, o Prêmio Tese Destaque USP identifica e premia anualmente a melhor tese defendida em cada uma das nove grandes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Letras, Linguística e Artes; e Multidisciplinar. A cerimônia de premiação será virtual e acontecerá no dia 18 de novembro.

Atualmente, a Faculdade possui 23 programas de pós-graduação com 2.625 pós-graduandos. No início do mês, a Faculdade já tinha recebido a notícia de que três projetos de pesquisa foram premiados e três receberam menções honrosas no Prêmio Capes de Tese 2020.  

Confira, abaixo, os prêmios e as menções honrosas que os pesquisadores da FFLCH conquistaram:

Prêmios 

Em Ciências Humanas, foi premiada a tese Menos Marx, mais ‘Mises’: uma gênese da nova direita brasileira (2006-2018), de Camila Rocha de Oliveira, desenvolvida no programa de pós-graduação em Ciência Política e orientada pelo professor Adrian Gurza Lavalle, do Departamento de mesmo nome do programa.

A pesquisa Retornos sobre a infinita luz azul: poesia, memória e história em Rafael Alberti, de Mayra Moreyra Carvalho, foi a vencedora em Linguística, Letras e Artes, realizada dentro do programa de pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, com orientação da professora Margareth dos Santos, do Departamento de Letras Modernas. 

O terceiro prêmio foi na área Multidisciplinar, com a tese intitulada Mobilidade Yanomami e interculturalidade: ecologia histórica, alteridade e resistência cultural, realizada por Maurice Seiji Tomioka Nilsson, no programa de pós-graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, sob orientação do professor Gilson Liberato Schwartz, da Escola de Comunicações e Artes (ECA). 

Menções Honrosas

As duas primeiras áreas que tiveram pesquisas da FFLCH premiadas, citadas acima, também receberam as menções honrosas. 

Na área de Ciências Humanas, foi a tese Redes digitais, espaços de poder: sobre conflitos na reconfiguração da internet e as estratégias de apropriação civil, de Carolina Batista Israel, desenvolvida dentro do programa de pós-graduação em Geografia Humana, sob orientação da professora Maria Mónica Arroyo, do Departamento de Geografia. Esta pesquisa foi a premiada no Prêmio CAPES de Tese edição 2020, na área de avaliação Geografia.

A outra menção foi em Linguística, Letras e Artes, com o título Entre a tradução e a adaptação: Édipo, de Sêneca, de Renata Cazarini de Freitas, no programa de pós-graduação em Letras Clássicas, orientada pelo professor José Eduardo dos Santos Lohner, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.


Com informações da Assessoria de Imprensa da USP