FFLCH disponibiliza livros online gratuitamente

Luís de Camões, imagens medievais, crise política e econômica do Brasil e a geopolítica sul-americana são temas de publicações disponíveis gratuitamente

Por
Redação
Data de Publicação
Editoria

Neste mês de maio a FFLCH está publicando quatro obras que já estão disponíveis gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP. São elas:

CamõesReescrever o século XVI: para uma história não oficial de Camões, organizado pela professora Marcia Arruda Franco (DLCV) e Paulo César Ribeiro Filho, doutor em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela FFLCH. 

Sinopse: Neste ano em que se comemoram os 450 anos de Os Lusíadas, os organizadores acreditam importante trazer à luz outra face de Luís de Camões. A presente publicação decorre das VI Jornadas de Literatura Portuguesa para a história não oficial de Camões: Novas propostas de estudos camonianos (2018), e do Grupo de Pesquisa Reescrever o século XVI (CNPq/USP). Por história não oficial de Camões e do século XVI os organizadores entendem os lugares iconográficos e textuais pouco estudados, em virtude de ameaçarem não só a figura oficial do poeta incontornável da cultura portuguesa, mas também as navegações portuguesas como símbolo de sua identidade cultural e de seu papel civilizatório. O presente conjunto de estudos convida o leitor a espiar pelas frestas da história literária e, assim, considerar novas abordagens críticas para a vida e a obra de Luís de Camões. Tais abordagens são diversas e instigantes, reveladoras de indícios que, uma vez lidos em conjunto sob uma óptica dessacralizadora e não romântica, apresentam um panorama interpretativo inovador e questionador.

Imagens medievaisLaboratório de imagens: estudos sobre as imagens medievais, organizado pela professora Maria Cristina Correia L. Pereira, do Departamento de História, e André Pelegrinelli, doutorando em História Social pela FFLCH.

Sinopse: A Série Primeiros Olhares abriga trabalhos produzidos por discentes que se iniciam nos estudos das imagens, sem limitação de tema e período histórico. À curiosidade desses novos olhares, somam-se os cuidados com o rigor da pesquisa, resultando em experiências e material bibliográfico importantes tanto para a formação das autoras e dos autores quanto para a ampliação do campo dos estudos das imagens no Brasil. Este primeiro volume nasceu de uma experiência didática em torno da disciplina “Introdução aos manuscritos medievais” (FLH0116 – Introdução à História da Arte Medieval), no segundo semestre de 2020, junto do Departamento de História da USP. Realizada remotamente, por exigência da pandemia de Covid-19, às sextas-feiras à noite, logo o apelido de “Sextando no medievo” colou-se a ela. Em meio àquele difícil contexto, as discussões sobre o conteúdo das aulas mostraram-se como um verdadeiro alento intelectual. Como os doze textos desta publicação demonstram, não se tratou aqui apenas de complementar a formação acadêmica de seus autores, mas sobretudo de fornecer material bibliográfico acessível, em português, e de qualidade, para estudantes interessados nas imagens medievais – e, mais particularmente, futuros alunos da disciplina, para os quais este livro pode servir de incentivo a participar das futuras edições.

inferno globalO Brasil no inferno global: capitalismo e democracia fora dos trilhos, organizado pelos professores André Singer, do Departamento de Ciência Política, Cicero Araujo, do Departamento de Filosofia, e Fernando Rugitsky, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP.

Sinopse: Esta coletânea conta com textos de cientistas políticos, sociólogos e economistas reunidos, elaborados entre 2020 e 2021, em torno do Grupo de Pesquisa Pensamento e Política no Brasil, associado ao Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Os artigos tratam de uma diversidade de temas significativos, como o papel do Poder Judiciário ou dos militares, que, embora mencionados, não foram submetidos a análises específicas, tendo em vista o enfoque principal na interseção entre política e economia. Os organizadores relatam que, com a posse de Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro de 2019, o processo de desgaste civilizatório foi condensado, abalando os muros de contenção da barbárie no Brasil, em que o desemprego, a fome e a pandemia assolaram o país. Neste contexto, este livro conecta a decadência e o empobrecimento brasileiro às crises gerais do capitalismo e da democracia, analisando, ao mesmo tempo, o contexto mundial e as consequências locais, disponibilizando análises críticas que permitem entender o difícil período presente e os desafios para o futuro.

américa do sulAmérica do Sul: geopolítica, arranjos regionais e relações internacionais, organizado pelo professor Wanderley Messias da Costa, do Departamento de Geografia, e Tatiana de Souza Leite Garcia, doutora em Geografia Humana pela FFLCH.

Sinopse: Este livro oferece ao leitor uma visão abrangente e atualizada sobre a América do Sul contemporânea, a partir das perspectivas da Geografia Política e Regional, Geopolítica, Relações Internacionais, e Segurança e Defesa. Tais são os casos das transformações políticas, econômicas e geopolíticas que impactaram as trajetórias internas dos países, sua projeção internacional e os arranjos regionais em curso neste primeiro quartel do século XXI. Além disso, são abordados, sob diversas perspectivas analíticas e escalas, os impactos dos processos de integração sul-americana (multilaterais e bilaterais) das últimas décadas nas regiões fronteiriças e nos territórios nacionais, bem como sua expressão política, social, cultural, ambiental e econômica nos espaços e comunidades sub-regionais e locais. Aqui estão reunidos dezesseis textos-capítulos, escritos em português e em espanhol e elaborados por docentes e pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo e ao Laboratório de Geografia Política (GEOPO) dessa instituição, além de universidades brasileiras e da Argentina, Chile, Espanha e Guiana Francesa.