Livro A Representação e Seus Limites é debatido em bate-papo

O evento de lançamento terá a participação de docentes do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Galeria de Imagens
Evento de Lançamento do livro  Sileno montando um asno (século i a.C.), Cabinet des Médailles, M5072, Paris Zêuxis escolhendo suas modelos entre as jovens de Crotona para a imagem de Helena (1789), François-André Vincent, coleção privada Banquete, pintura atribuída a Euaion, Musée du Louvre, G467, Paris A tumba do mergulhador (detalhe c: O Mergulhador – teto), afresco, c. 480 a.C., Museo Archeologico Nazionale di Pestum, Pestum Apolo do Belvedere, Musei Vaticani, Museo Pio Clementino, Vaticano


Nesta sexta-feira, dia 24 de junho, das 18h às 21h, será realizado um bate-papo e o lançamento do livro A Representação e Seus Limites – Pictura Loquens, Poesis Tacens (Edusp), de Paulo Martins, professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e também atual diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O bate-papo terá a participação do autor e também de dois professores do DLCV: João Adolfo Hansen e Marcos Martinho.

Fruto da tese de livre-docência do autor, defendida em 2013, o livro tem 368 páginas, dividido em duas partes: Pictura Loquens – Pintura de Palavras e Poesis Tacens – Poesia de Imagens, que são também o seu subtítulo.

As pesquisas de Martins concentram-se nas áreas de discurso teórico greco-latino, poesia lírica, satírica e didática e elegia romana, o que lhe dá arcabouço para examinar na obra a questão do tratamento da imagem na Antiguidade e sua compreensão pelos antigos e pelos modernos, tomando como corpus autores-chave da romanidade, como Catulo, Cícero, Virgílio, Propércio, ligando-os a ícones da cultura grega como Homero, Platão, Aristóteles, além de pintores célebres da estátua de Zêuxis, por exemplo (Veja algumas imagens analisadas acima).

"Mais do que tratar de um autor ou de uma obra, este livro ocupa-se de um conceito, de uma ideia que perpassa autores, obras, gêneros e artes. Tem por objetivo considerar diacronicamente práticas imagéticas verbais e não verbais, ou seja, representações discursivas e iconográficas, ocorridas na Antiguidade clássica, atestando por conseguinte as possíveis homologias entre estas", ressalta Martins.

O bate-papo e o lançamento do livro A Representação e Seus Limites – Pictura Loquens, Poesis Tacens (Edusp) será realizado no dia 24 de junho, das 18h às 21h, na Livraria da Vila de Fradique, na Rua Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros, São Paulo.

Mais informações sobre o evento: (11)3814-5811