Docentes e pesquisador da FFLCH lançam livro de introdução ao estudo da política

Na obra – um misto de guia para iniciantes e ensaio de interpretação do presente – os autores combinam a sua longa experiência de ensino da disciplina na Faculdade e a investigação teórica

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria


​​​​​​​

capa livro
Entre as questões abordadas, o título explica como e por que surgiu, ao longo da história, a ideia de que o povo pode ser representado, a forma como a qual esse dispositivo se vincula ao ideal democrático, bem como o motivo pelo qual é importante que existam instituições democráticas


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​No dia 11 de março, às 18h, acontece o lançamento do livro Estado e democracia: Uma introdução ao estudo da política (Zahar) com a realização da aula Democracia em três tempos: a Antiguidade, a Modernidade e o momento contemporâneo, ministrada pelos autores André Singer, Cicero Araujo e Leonardo Belinelli, e com a mediação da jornalista da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello. O evento virtual será transmitido pelo canal da editora Companhia das Letras: https://www.youtube.com/user/CompanhiaDasLetras

Na obra, misto de guia para iniciantes e ensaio de interpretação do presente, os professores André Singer e Cicero Araujo e o pesquisador Leonardo Belinelli combinam a sua longa experiência de ensino da disciplina na Universidade e a investigação teórica. 

"Histórico-conceitual"

Entre o nascimento da política na Antiguidade clássica e o fantasma de um "totalitarismo neoliberal" nos dias correntes, os autores apresentam a origem do Estado moderno, o impacto do temido Leviatã, o clarão renovador das revoluções democráticas, o horror do regime totalitário dos anos 1930 e o igualitarismo do pós-guerra. 

Com tanto conteúdo para ser abordado, não foi uma tarefa fácil condensá-lo em um pouco mais de 300 páginas e ainda em uma linguagem acessível a todos, já que é destinado a um público mais amplo, não especializado, assim como aos estudantes da política. Sendo assim, os autores fizeram um esforço de síntese, mas sem deixar de lado os aspectos fundamentais da política para alguém que deseja começar um estudo sistemático. Pois fornece subsídios teóricos para o debate contemporâneo. 

“Nossa saída foi fazer uma abordagem que chamamos de "histórico-conceitual", com base nesse tripé: política, Estado e democracia. Com isso encontramos um fio para percorrer uma história que é, na verdade, cheia de zigue-zagues, e que o livro não teria como dar conta. A escolha do tripé nos forneceu um modo de fazer o percurso que, de outro modo, seria impossível abranger”, explica um dos autores, Cicero Araujo, docente do Departamento de Filosofia.

Da sala de aula para a sociedade

O livro tem o objetivo de ser uma introdução ao estudo da política justamente porque sua concepção surgiu a partir da experiência didática acumulada em diversas versões da disciplina conhecida como Política I, que é ministrada aos alunos do 1º ano do curso de graduação em Ciências Sociais da FFLCH. A ideia de transformar o conteúdo dado nesta disciplina em livro surgiu em meados de 2019. 

Mas, antes disso, os professores André e Cicero já tinham assumido a disciplina e a estruturado a partir dos eixos que dão título ao livro – “Estado” e “democracia”. E, em meados do ano citado, o pesquisador Leonardo entrou na história. Porque, além de ter acabado de concluir o doutorado naquela época, também tinha sido monitor da disciplina algumas vezes, em especial, mas não só, como participante do programa de Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas (PLEA) da Faculdade.

“As pessoas se enganam quando acham que é simples escrever algo introdutório. Não é, e por diversas razões. Por isso, tivemos três preocupações básicas: a primeira foi escrever da maneira mais clara possível, embora o assunto seja árido. Depois, uma preocupação muito grande em explicitar nexos que para um leitor já familiarizado podem soar evidentes. E, por fim, claro, a manutenção do rigor histórico e conceitual, sem o qual o livro não seria capaz de atingir o seu objetivo”, destaca Belinelli.

O pesquisador complementa dizendo que tem “a impressão de que o livro é um ponto de convergência de muitos fatores, o que o torna, em certo sentido, inesperado e coletivo”. 

“Em primeiro lugar, acho que o livro tem uma dimensão imprevista porque não é comum que professores que estão no topo de suas carreiras – refiro-me, claro, ao André e ao Cicero – escrevam um livro introdutório. Em segundo lugar, porque é resultado de uma preocupação pedagógica dos autores, aliás compartilhada com outros colegas, tanto professores como alunos de pós-graduação e graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – refiro-me, aqui, ao PLEA. Enfim, pelos dois fatores, que convergem para a preocupação com a disseminação do conhecimento, talvez coubesse dizer que, além de inesperado e coletivo, o livro tem uma orientação democrática”, reflete o pesquisador.

Crise
​​​​​​​
A obra é lançada ainda em um momento em que o mundo e principalmente o País vivem retrocessos democráticos e, apesar do objetivo não ter sido dar uma resposta aos problemas contemporâneos, o conhecimento que ele traz é importante para entender a crise pela qual passamos e pensar as questões que nos afligem. 

“A compreensão de como a democracia se formou ajuda a entender a crise pela qual passa hoje. O ataque às instituições democráticas no Brasil de hoje tem uma longa história por trás”, ressalta André Singer, um dos autores da obra e docente do Departamento de Ciência Política.

O evento de lançamento do livro Estado e democracia: Uma introdução ao estudo da política (Zahar) e a aula Democracia em três tempos vão acontecer no dia 11 de março, quinta-feira, às 18h, pelo canal da Companhia das Letras no YouTube: https://www.youtube.com/CompanhiaDasLetras

Mais informações: belinelli.leonardo@gmail.com