Destruição da democracia é tema de livro da FFLCH

Organizadores expõem a ascensão da extrema direita e o declínio dos progressistas

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

Participação e Ativismo

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da USP acaba de lançar o livro Participação e Ativismos: Entre Retrocessos e Resistências (Editora Zouk, 462 páginas), organizado por Luciana Tatagiba (Unicamp), Debora Rezende de Almeida (UnB), Marcelo Kunrath Silva (UFRGS) e Adrian Gurza Lavalle, livre-docente do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. 

A obra discute a crise da democracia do ponto de vista das relações entre Estado e sociedade, tomando os processos de democratização e desdemocratização como resultado do confronto político estabelecido entre as elites, as autoridades e agentes políticos, e os movimentos sociais. O foco são tanto os processos que promoveram a erosão da democracia brasileira após a eleição do presidente Jair Bolsonaro, que desmontou boa parte das iniciativas que haviam aberto espaço para a participação popular na discussão e implementação de políticas públicas no período anterior, quanto a reconfiguração dos ativismos e da participação social em face desse cenário ameaçador.

Trata-se de um conjunto de estudos inovador por escapar de um traço comum na análise na ciência política, que tende a privilegiar os chamados atores politicamente relevantes, ou seja, as disputas entre as elites e os impactos sobre as instituições democráticas. A democratização e a desdemocratização mal podem ser compreendidos se isolados dos processos mais amplos de mobilização e disputa social dos problemas públicos.

Ao analisar o acelerado processo de desdemocratização em curso no Brasil, os autores dos capítulos do livro fazem um esforço para mostrar que a relação entre participação, ativismos e democracia é contenciosa e disputada em direções diversas, permitindo “compreender como as atuais disputas pelo acesso aos recursos públicos e à direção política da sociedade, em um contexto político caracterizado pelo avanço da extrema direita, produzem e são resultantes, ao mesmo tempo, de mudanças nos padrões de mobilização social e do ativismo”, como descrevem os organizadores na Introdução.

O livro situa o início do processo de desdemocratização no país com a crise política aberta em 2014, quando o candidato derrotado à presidência contestou o resultado da eleição, o qual acabaria por resultar posteriormente no impeachment da então presidenta Dilma Rousseff, em 2016; no assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, e na prisão do presidente Lula, fatos ocorridos em 2018; e na eleição da extrema direita em 2019.

Nas Jornadas de junho de 2013 já se anunciaram insatisfações acumuladas e era possível notar a capacidade de atores sociais conservadores de significar tais insatisfações para usá-las em sua pauta política. A ascensão de uma nova extrema direita ao poder, resultado de um processo de organização deste grupo na sociedade civil, ocorreu ao longo dos anos 1990 e 2000 e trouxe à luz o autoritarismo social que estava submerso na redemocratização e permaneceu na cultura política do País.

Organizadores

Luciana Ferreira Tatagiba, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1998), e doutorado em Ciências Sociais pela mesma universidade (2003). Atualmente é professora do Departamento de Ciência Política da Unicamp, onde desenvolve pesquisas sobre os temas da democracia participativa, movimentos sociais e ação coletiva.

Debora Rezende de Almeida, é professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília.

Adrian Gurza Lavalle, é professor livre docente do Departamento de Ciência Política da FFLCH, vice-diretor do CEM e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) onde é coordenador do Núcleo de Pesquisa e Democracia e Ação Coletiva (NDAC).

Marcelo Kunrath Silva, professor titular do Departamento de Sociologia e professor permanente do programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O livro pode ser adquirido no site da Editora Zouk.

Com informações do Centro de Estudos da Metrópole da USP