Autora valoriza a oralidade, o bom humor e a imaginação em histórias dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Foi lançado recentemente o livro Nós também falamos português (Editora Martin Claret, 144 páginas), de Avani Souza Silva, pesquisadora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
O livro aborda histórias que são contadas nos países onde se fala o português: Brasil (América), Portugal (Europa), Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe (África) e Timor-Leste (Ásia). A autora recria as histórias por meio da linguagem que lhe é própria: o valor dado à oralidade, ao bom-humor e à criatividade. É assim que ficamos sabendo sobre ataques de piratas ao Arquipélago de Cabo Verde, sobre como o leão pode ser ingênuo e a tartaruga esperta. As histórias trazem lobo, crocodilo, coruja, macaco – e muitas outras aventuras. Nós também falamos português é um tributo à cultura dos países de língua portuguesa. Ilustrado por Thales Fernando Pomb.
Avani Souza Silva é mestre e doutora em Letras pelo Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH. Participa de grupos de pesquisa da USP e estuda literatura e cultura dos países africanos de língua portuguesa. Neste livro infantil e juvenil ilustrado ela recria dezoito histórias dos nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Timor-Leste. A autora incluiu nas narrativas elementos sociais, históricos e culturais para melhor aproximação do leitor brasileiro com o rico imaginário desses povos. São histórias divertidas que apontam para questões éticas, morais e filosóficas.
O livro pode ser adquirido no site da Editora Martins Fontes
Com informações da Editora Martin Claret