Elevador no acesso à Rua do Lago, banheiros preparados e novo saguão complementarão infraestrutura de acessibilidade. Local recebe reuniões institucionais, defesas de pós-graduação e abriga as operações administrativas da Faculdade
Na última semana, iniciou-se uma obra para melhoria de acessibilidade no prédio administrativo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Dentre as mudanças que serão feitas, haverá um novo elevador na fachada voltada à Rua do Lago, três banheiros com infraestrutura acessível no interior do edifício, troca do sistema hidráulico e um novo saguão de entrada também na Rua do Lago.
Segundo Alexandre Gomes da Silva Uchôa, chefe dos Serviços Gerais e responsável pelo projeto, a obra está ancorada na norma ABNT NBR 9050, que dita os parâmetros de acessibilidade para edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos.
O prédio da Administração da FFLCH abriga grande parte dos setores administrativos da Faculdade. Fazem parte desde salas de grupos de estudo e grupos de trabalho, os recém inaugurados laboratórios de pesquisa e o Estúdio Oswaldo Porchat. O prédio também sedia reuniões diplomáticas e bancas de defesa de mestrados, doutorados e concursos. Além disso, as reuniões da Congregação e do Conselho Técnico Administrativo acontecem no Salão Nobre, importante espaço do bloco.
Nas palavras do diretor da FFLCH, Paulo Martins:
“A reforma já havia sido determinada há pelo menos duas gestões anteriores. Ela, mais do que ser um embelezamento do prédio, é fundamental pelo seu caráter inclusivo. Foi feita para dar acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção. O elevador, o hall de entrada e os banheiros concederão acesso que hoje, para muitos, é um impeditivo. Assim, a obra se sobrepõe a qualquer tipo de interesse externo, por ser uma questão de justiça.”
Sobre a obra
Os banheiros do piso superior sofrerão reformas para expandir seu espaço interno e incluir sanitários e cabines apropriadas, dentro das normas de acessibilidade previstas em lei. Além disso, será criado um novo grupo de banheiros no piso térreo, também acessíveis.
Um novo hall de entrada (ou saguão) será construído no acesso à Rua do Lago, substituindo a entrada principal, hoje a da Rua do Matão. A expansão contará com uma cobertura e os pisos serão antiderrapantes como os encontrados nas estações de metrô.
No espaço onde será o novo hall será instalado um elevador. Segundo as especificações requisitadas, ele deverá conter sinalizações visuais e táteis, informando todo o procedimento de funcionamento do elevador, como previsto também pela norma NBR 9050.
O acesso da Rua do Matão também contará com algumas mudanças, sobretudo na região externa onde há escadarias. O plano é transformar o espaço em entrada de serviços.
Com alterações pontuais, como a inclusão de rampas e corrimões, a Copa e o Salão Nobre também serão afetados. Além disso, haverá ampliação e implementação de piso tátil e barras de apoio nas dependências e entradas do prédio.
A previsão de término é por volta de abril de 2025, com prazo máximo de conclusão até setembro de 2025. O orçamento estabelecido é de R$ 2,1 milhões.