Livro reúne textos de Antonio Candido sobre teatro

Na obra, Antonio Candido escreve sobre Shakespeare, Álvares de Azevedo, Jorge Andrade e Consuelo de Castro, e outros textos relacionados à dramaturgia

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

.

Sobre teatro (Editora Ouro sobre Azul, 168 páginas), está sendo lançado hoje, 2 de outubro, das 19h30 às  na livraria Travessa de Pinheiros, 513, em São Paulo, com a presença do organizador e autor do prefácio, João Roberto Gomes de Faria, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. 

O livro reúne 17 textos nos quais Antonio Candido escreve sobre autores como Shakespeare, Álvares de Azevedo, Jorge Andrade e Consuelo de Castro, bem como sobre a criação da Escola de Arte Dramática, em 1948, e seu mentor, Alfredo Mesquita. Há também no volume uma carta inédita a Mário de Andrade, datada de 1943, e uma análise da temporada artística da atriz Dulcina de Moraes, em 1945.

 Na obra, o organizador combina as aptidões de analista sensível dessa vertente insuspeitada de Antonio Candido com a solidez do pesquisador, temperando o texto com histórias engraçadas, como, a pedido de Décio, impossibilitado por algum contratempo, Antonio Candido ter feito a crítica de mais de um espetáculo em lugar do amigo, sem que ninguém percebesse nem suspeitasse do arranjo entre ambos.

A obra é uma surpresa que chega ao leitor, graças ao interesse do organizador do livro, João Roberto Gomes de Faria, pelo grupo da revista Clima, fundada em 1941 e cujos membros lançaram as bases da moderna crítica brasileira: de teatro (Decio de Almeida Prado), de literatura (Antonio Candido), de cinema (Paulo Emílio Salles Gomes) e de artes plásticas (Lourival Gomes Machado), sem omitir, como ocorre com frequên­cia, Gilda de Mello e Souza que transitou por todos esses campos, acrescentando a eles a moda.
Sobre teatro traz, ainda, um posfácio arguto de Celso Lafer sobre o ensaio de Antonio Candido “A culpa dos reis, mando e transgressão em Shakespeare”.

Sobre o autor
João Roberto Gomes de Faria é docente aposentado na área de Literatura Brasileira, e pesquisador nas áreas de teatro brasileiro, dramaturgia brasileira, história do teatro brasileiro, comédia, Machado de Assis e José de Alencar. É autor de livros como Ideias teatrais, o século XIX no Brasil (2001), Do teatro: textos críticos e escritos diversos, reunião dos textos de Machado de Assis sobre teatro (2008) e Teatro e escravidão no Brasil, (2022), todos pela editora Perspectiva.

 

O livro poderá ser adquirido no site da Editora Ouro sobre Azul.
Com informações da Editora Ouro sobre Azul