Exposição Retratos da Gente destaca protagonismo de profissionais negras e negros da FFLCH

Mostra celebra representatividade negra na FFLCH e evidencia protagonismo de servidores que constroem o cotidiano da Faculdade
Por
Juliana Morais
Data de Publicação
Editoria
.
Imagem: Gabriela César / Serviço de Comunicação Social da FFLCH

No dia 17 de novembro, foi realizada a abertura da exposição fotográfica Retratos da Gente: Profissionais negras e negros na FFLCH, instalada no vão da História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A mostra integra o projeto Presença e Memória Negra na FFLCH: Para além de novembro, iniciativa institucional voltada à valorização contínua das trajetórias negras na Faculdade.

A exposição tem como objetivo reconhecer e fortalecer a presença e a representatividade negra do corpo administrativo da instituição, evidenciando histórias que marcam o cotidiano universitário. As fotografias, realizadas por Kelwin Marques, aluno do programa de pós - graduação, e Renan Braz,  funcionário do Serviço de Comunicação Social da FFLCH, registram os retratados que ressaltam identidade, diversidade e pertencimento.

.
Imagem: Gabriela César / Serviço de Comunicação Social da FFLCH

A curadoria e a produção são fruto de um trabalho coletivo que reúne Walquir Silva, Abílio Tavares, Fátima Morashashi, Eric Rinaldi, Gabriel Ferreira Silvano, Silvana Nascimento, Kelwin Marques e Milena Figueiredo, integrando diferentes setores da Faculdade. A abertura do evento contou com a apresentação do CORALUSP Azul, sob regência de André Juarez, que ofereceu ao público uma performance musical preparada para a ocasião, reforçando o caráter celebrativo e simbólico da abertura.

.
Imagem: Gabriela César / Serviço de Comunicação Social da FFLCH

Para a professora e vice-diretora da FFLCH, Silvana Nascimento, a exposição marca um momento significativo para a instituição: “Retratos da Gente é mais do que uma homenagem, é um gesto de reconhecimento de nossos profissionais negros e negras”.

A mostra permanece aberta para visitação no vão da História e Geografia, oferecendo ao público universitário e externo a oportunidade de conhecer as histórias e os rostos que constroem diariamente a FFLCH.
 

.
Imagem: Gabriela César / Serviço de Comunicação Social da FFLCH