Elaine Cristine Sartorelli, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, fala sobre o gênero épico, suas características métricas, temas abordados e importância histórico-cultural
A professora Elaine Cristine Sartorelli, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, fala sobre o gênero épico, suas características métricas, temas abordados e importância histórico-cultural.
Elaine Cristine Sartorelli graduou-se em Letras (1997) pela Universidade de São Paulo, onde ingressou como docente em 2001. Tornou-se mestre (2000) com a dissertação “O programa de Miguel Servet para a Restituição do Cristianismo: Teologia e Retórica na Apologia a Melanchthon” e doutora (2006) com a tese “Estratégias de Construção e de Legitimação do Ethos na Causa Veritatis: Miguel Servet e as Polêmicas Religiosas do Século XVI”, pela mesma instituição.
Atua lecionando e pesquisando sobre retórica, século XVI, humanismo e renascimento, língua latina (tradução) e ethos. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa República das Letras e presidiu a Sociedade Brasileira de Retórica no biênio 2013-2014.
Sugestão de Leitura:
- HOMERO. Ilíada. Trad. Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin, 2013.
- HOMERO. Odisseia. Trad. Christian Werner. São Paulo: Ubu, 2018.
- VIRGÍLIO. Eneida. Trad. Carlos Alberto Nunes. Organização, apresentação e notas de João Angelo Oliva Neto. São Paulo: Ed. 34, 2016.
- HARTOG, François. Memória de Ulisses. Narrativas sobre a fronteira na Grécia Antiga. Ed. UFMG, 2004.
- NAGY, Gregory. O herói épico. Trad. Félix Jácome Neto. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.