Membros da Unidade vão exercer funções na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica, Edusp, Prefeitura Campus de São Paulo – Capital, Comissão Assessora para Assuntos Relacionados à Covid-19, Fuvest
Na primeira sessão do Conselho Universitário da atual gestão da USP, formada pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, realizada no dia 22 de fevereiro, foi aprovada a indicação dos quatro novos pró-reitores e dos respectivos pró-reitores adjuntos da Universidade para o biênio 2022-2023. Na ocasião, também foram anunciados os nomes que vão ocupar outros cargos na Reitoria e seus órgãos, Superintendências e Prefeituras dos campi.
Cerca de 10 docentes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências (FFLCH) vão atuar em diversos cargos. Confira, abaixo:
Além de ser a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, professora do Departamento de Sociologia e diretora da Unidade de 2016-2020, atuará como vice-presidente do Conselho Deliberativo para a Área de Tecnologia da Informação da USP e como membro da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).
Marli Quadros Leite é a nova pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). Docente da área de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), ela tem graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, mestrado e doutorado em Linguística, ambos pela USP. Tem três pós-doutorados: pela University of Pennsylvania, Estados Unidos, e pela Université de Paris VII, Denis Diderot, nos anos de 2000-2001 e 2017-2018.
Ela é líder de dois Grupos de Trabalho: Gramáticas: história, descrição e discurso e Projeto NURC/SP-Núcleo USP; e coordenadora de um acordo de cooperação internacional da USP com a Université de Paris VII, Denis Diderot (desde 2005).
Em cargos administrativos, Marli foi chefe do DLCV, coordenadora do Curso de Letras – Filologia e Língua Portuguesa, presidente da Comissão de Graduação da Faculdade e assessora técnica da Pró-Reitoria de Graduação da USP.
Bibliotecas e Editora
O diretor da FFLCH e professor do DLCV, Paulo Martins, é o presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), cargo que ele está à frente desde o dia 2 de fevereiro e foi anunciado em publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, de 26/01/2022.
Segundo noticiado pelo reitor, este órgão provavelmente vai passar a ser denominado como Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, com o intuito de ampliar a sua atuação.
O professor Sergio Miceli Pessoa de Barros, do Departamento de Sociologia, é o novo diretor-presidente da Editora da USP (Edusp), função que já exerceu de 1994 a 1999.
Miceli possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestrado em Ciências Sociais, ambos pela USP; e dois doutorados em Sociologia, um pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e outro pela USP.
Atualmente é editor responsável da Tempo Social, Revista de Sociologia da FFLCH-USP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura.
Inicialmente, Miceli quer dar continuidade às coleções da Edusp "que são chaves no catálogo": Clássicos e Acadêmica, e resgatar a coleção Latino-Americana. A primeira cobre todas as Humanidades - filosofia, ciência política, história, etc. Para a segunda coleção, que é resultado de um edital antigo que se expandiu bastante não só na área de Humanidades, mas também para as outras áreas do conhecimento, Exatas e Biológicas, será feito um novo edital em março, porque "é muito importante como material de apoio para a graduação".
Uma outra ideia é realizar uma série de divulgação dos acervos dos museus da USP, sobre a qual ele já vem conversando com os diretores dos museus, para publicização da história destes acervos e como uma forma de renovar os seus catálogos.
No conselho Editorial da Edusp também estão dois professores da Faculdade: Laura Janina Hosiasson e Miguel Soares Palmeira, respectivamente do Departamento de Letras Modernas e de História.
Prefeitura
O professor Wagner Costa Ribeiro, do Departamento de Geografia, é o novo vice-presidente da Prefeitura Campus de São Paulo – Capital (PUSP-C), junto com a prefeita Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).
Ribeiro tem graduação em Geografia, mestrado e doutorado em Geografia Humana, todos pela USP. Além de atuar na graduação e pós-graduação da FFLCH, é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP. Foi coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados da USP, entre 2008 e 2012. E é coordenador da Área Temática Águas Transfronteiriças da rede de pesquisa Waterlat.
Foi representante dos professores no Conselho do Departamento, na Congregação da Faculdade e representante da Congregação da FFLCH no Conselho Universitário, eleito como suplente.
“Trata-se de um novo desafio que envolve uma área complexa com uma comunidade ampla que deve ser estimulada a participar da gestão. A intenção é destacar questões socioambientais vinculadas à geração de energia e coleta de resíduos, por exemplo, e ampliar as possibilidades de convivência social no campus”, comentou Ribeiro sobre os objetivos dele e da prefeita na nova gestão da PUSP-C.
Covid-19
A professora Lorena Barberia, do Departamento de Ciência Política, integra como membro a Comissão Assessora para Assuntos Relacionados à Covid-19, que foi constituída também recentemente.
A Comissão é composta por 20 pessoas – docentes com expertise no assunto e outros membros da comunidade USP –, que se encarregará de manter a comunidade informada sobre a pandemia no Estado de São Paulo e de orientar as medidas necessárias a serem tomadas pelos gestores da nossa Universidade.
A participação da professora Lorena nesta Comissão é um reconhecimento por sua atuação desde o início da pandemia, visto que a professora liderou o estudo que avaliou os riscos políticos e institucionais do Brasil causados pela crise promovida pela pandemia de Covid-19. E é uma das pesquisadoras do Observatório Covid-19 BR e coordenadora da Rede de Pesquisa Solidária.
Maria Augusta da Costa Vieira, docente da área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana do Departamento de Letras Modernas, atuará como membro da Fundação de Apoio à USP (FUSP).
A relação de todos os ocupantes nas diversas funções na atual gestão da USP pode ser vista neste link.
Comissões
Além da apresentação dos nomeados para os diversos cargos, o reitor da USP falou sobre mudanças que pretende propor e implantar na estrutura da gestão da universidade e como será visto/desenvolvido o relacionamento com a sociedade e com as outras universidades estaduais paulistas.
Também foram indicados e eleitos os representantes da Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP), Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA), Comissão de Legislação e Recursos (CLR) e Comissão de Ética.
O diretor da FFLCH, Paulo Martins, foi indicado e eleito para integrar como titular a CAA, da qual era suplente.