Reunião discute a criação de Centros de Convivência próximos a espaços da FFLCH

Além da participação de representantes da Prefeitura e da FFLCH, o encontro teve a presença de docentes, funcionários e estudantes das Unidades de Ensino e Pesquisa da USP interessadas na questão: IQ, Poli e FCF

Por
Eliete Viana, com colaboração de Bruna Correia
Data de Publicação
Editoria
Galeria de Imagens
Foto: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP Foto: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP Foto: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP Foto: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP Foto: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP Foto: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP Foto: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP Foto: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP Foto: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP Foto: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP


Na manhã do dia 20 de outubro, no Auditório Fernando Braudel, do prédio de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, foi realizada uma reunião para apresentar o projeto da Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) de revitalização e construção de espaços de convivência na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira.

Além da participação de representantes da Prefeitura e da FFLCH, o encontro teve a presença de docentes, funcionários e estudantes das Unidades de Ensino e Pesquisa da USP interessadas na questão: Instituto de Química (IQ), Escola Politécnica (Poli) e Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). 

O projeto tem como objetivo ampliar as áreas de convivência no campus, fomentar o uso das áreas comuns; criar áreas de apoio à comunidade USP e à comunidade externa para estar, descanso e estudo nas áreas comuns do campus; fornecer serviços básicos como banheiros e bebedouros para os usuários das áreas comuns e melhorar a infraestrutura de suporte para pontos de alimentação.
 
Segundo a PUSP-C, a estratégia que será usada é a de distribuição espacial dos espaços de convivência a partir de análises territoriais, de fluxos e de concentração de população no campus, com intenção de ampliar as áreas de convivência. 

Na reunião, foi destacado que algumas Unidades da USP concentram boa parte da população do campus, sendo a FFLCH, a Poli, a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e a Escola de Comunicações e Artes (ECA). Este dado é uma justificativa para áreas próximas à FFLCH serem consideradas como possíveis locais para um novo centro de convivência, por exemplo.

As informações sobre os espaços de convivência já tinham sido apresentadas na 72ª reunião extraordinária do Conselho Gestor do Campus USP da Capital, em 29 de setembro. A reunião na FFLCH foi a primeira para discutir o assunto, mas a PUSP-C pretende realizar outras a respeito.