João Adolfo Hansen é contemplado com título de Professor Emérito da FFLCH

Ele foi o 65º docente a receber este título pela FFLCH e o 9º do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV)

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Galeria de Imagens
Hansen 1  Hansen 2 Hansen 3 Hansen 4 Hansen 5 Hansen 6 Hansen 7 Hansen 8 Hansen 9 Hansen 10

Na tarde do dia 16 de dezembro, João Adolfo Hansen recebeu o título de Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em cerimônia realizada no Auditório István Jancsó do Complexo Brasiliana.

João Adolfo Hansen foi o 65º docente a receber este título pela FFLCH e o 9º do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) contemplado com a homenagem. A aprovação do título pela Congregação da Faculdade ocorreu em 25 de fevereiro de 2021.

O homenageado foi conduzido ao Auditório pela professora emérita do Departamento de Filosofia Marilena Chaui.

Na cerimônia, a primeira a falar sobre Hansen foi a professora do Departamento de Sociologia e vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, representando o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior. 

"Uma instituição tem pelo dever homenagear aquelas figuras centrais na sua história. Estou representando a USP, mas também me representando, porque nossa história pessoal se mesclou à história desta Faculdade".

O diretor da FFLCH, Paulo Martins, comentou que "há alguns professores que são absolutamente significativos e importantes". Ele recordou que conheceu o professor Hansen ao se matricular em uma disciplina de literatura brasileira que ele ministrava. Também lembrou de outros momentos de generosidade do professor Hansen, como ao fazer uma ligação o avisando de um concurso de professor de latim para a Universidade Estadual Paulista (Unesp), dizendo que ele se encaixava perfeitamente na descrição da vaga e para o qual Martins acabou sendo aprovado.

Emocionado, o diretor disse que não tinha mais palavras para descrever a importância do homenageado e finalizou: "Você é mais do que emérito, você pra mim é uma referência definitiva na minha carreira e na minha vida".

Departamento 

Representando o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), a vice-chefe Cilaine Alves Cunha, fez sua apresentação. 

"Querido professor Hansen, não é fácil dizer a importância da outorga deste título para a Faculdade. Não poderia deixar de citar a sua intervenção aos alunos de pós-graduação. Soma-se ainda o seu debate vigoroso sobre a cultura e a política contemporânea (...) Ainda travou diálogo com outras áreas das ciências humanas e com universidades de outros países, como o Chile". 

A docente brincou que "se continuasse a falar ficaria falando a tarde toda": "Você alia o que a USP prega, de ser um lugar de ensino e pesquisa, mas principalmente de pensamento crítico que você exerceu sem jamais ser intransigente, é daqueles que não dissociam o estudo de literatura brasileira da cultura contemporânea". 

Leia o artigo da professora Cilaine Alves Cunha: Perfil do crítico literário agraciado hoje com o título de Professor Emérito da FFLCH-USP, publicado no site A Terra é Redonda, no mesmo dia da cerimônia, em 16/12/2022.

Saudação

O professor Marcos Martinho dos Santos, também do DLCV, fez a saudação ao homenageado. Ele contou um pouco sobre a trajetória acadêmica de Hansen. Primeiro focando a parte de pesquisador, que ao longo de 29 anos – desde seu credenciamento como professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira até este ano – orientou 30 dissertações de mestrado e de 24 teses de doutorado; e, atualmente, mesmo aposentado, orienta 1 pesquisa de mestrado e 5 pesquisas de doutorado.

"Como pesquisador, João Adolfo Hansen ocupa lugar de excelência nos estudos das práticas de representação luso-brasileiras dos sécs. XVI, XVII e XVIII. Na verdade, sua tese de doutorado lançou as bases para pesquisas que compreenderam investigação ampla e exame rigoroso das fontes escritas do período, e esse exame, por sua vez, demandou revisão dos conceitos e também da terminologia que eram usuais naqueles estudos. João Adolfo Hansen rastreou, coligiu, compulsou fontes escritas portuguesas,
espanholas, italianas dos sécs. XVI, XVII e XVIII de gênero diverso: poemas, discursos oratórios, narrações historiográficas, hagiográficas, biográficas, tratados teológicos, cartas, crônicas, diários, relatos, ofícios, etc., e à luz do exame dessas fontes empenhou-se em elaborar a narração das circunstâncias culturais e das condições materiais da produção e circulação dos textos e, daí, em formular a hipótese da recepção original destes, isto é, dos meios e modos de escrever e ler compartilhados por quem escreve e por quem lê, ou ainda, a hipótese da primeira legibilidade dos textos", destacou Santos.

Santos frisou que Hansen chamou a atenção de pesquisadores não só das letras coloniais luso-brasileiras, mas das letras europeias dos sécs. XVI, XVII e XVIII em geral – bem entendido, das letras poéticas, oratórias, historiográficas, filosóficas. E, sendo assim, seu trabalho de pesquisa repercutiu em departamentos de letras, de história, de filosofia, de sociologia de diversas universidades do Brasil e também da Alemanha, Chile, Estados Unidos, França, Itália, Portugal; e, por isso, foi convidado a compor banca examinadora de 122 exames de conclusão de doutorado e 115 de mestrado de áreas muito diversas; além de ser convidado a atuar como professor visitante em mais de uma instituição de ensino superior, no país e no exterior.

Depois, falou sobre o professor e sua atuação dentro da sala de aula, lembrando que acompanhou a reação dos alunos pelas aulas dele, "que sempre foram de muito entusiasmo, com prodigiosa memória", e por sua generosidade intelectual. "Ele emprestava obras que os alunos demonstravam interesse ao conversar com eles e quando os alunos iam manusear os textos percebiam que se tratava muitas vezes de uma edição rara". 

Para finalizar, comentou falou sobre a essência de professor de Hansen. "Me parece fundamental que um professor tenha o gosto de ensinar. Esse professor tem o ensino da docência como seu alimento, Parabéns e muito obrigado".

Discurso

Em seu discurso, Hansen falou da sua carreira e da forma como dava aulas e enxergava os temas e ensinou literatura, passando sobre as pesquisas que desenvolveu no começo da década de 80 e de quando foi aprovado no concurso para professor de Literatura Brasileira na FFLCH, em 1983. Hansen ressaltou que mantém "um pé na literatura e nas artes modernas" e que nas aulas que ministrou na USP sempre se interessou de tratar da historicidade dos textos. Além de praticamente dar uma aula de literatura para todos os presentes.


Assista, abaixo, a cerimônia de outorga do título de Professor Emérito a João Adolfo Hansen: