Doutorando da FFLCH tem ensaio premiado pela revista serrote

Igor de Albuquerque foi o primeiro colocado no Concurso de Ensaísmo promovido pela publicação do Instituto Moreira Salles

Por
Pedro Fuini e Alice Elias
Data de Publicação
Editoria

O doutorando em Língua e Literatura Italiana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Igor de Albuquerque, foi o vencedor da 5ª edição do Concurso de Ensaísmo promovido pela revista serrote, publicação de ensaios do Instituto Moreira Salles (IMS).

Seu ensaio premiado “Modos de sentar” analisa como expressões sexuais estão presentes nos gêneros musicais mais populares do país, como o funk e o agronejo. Albuquerque usa referências que vão da mitologia judaica (Lilith) até a estrutura de metrificação dos versos cantados por Luísa Sonza, passando pelo Kamasutra e pelas dancinhas do TikTok, para ensaiar filosoficamente através dos sons e dos movimentos nessas canções, “que estão mudando as bases rítmicas, imagéticas, melódicas e temáticas da música contemporânea. Sem preconceitos".

5º Concurso de Ensaísmo da revista serrote
Imagem: revista serrote

O autor ressalta a importância de sua pós-graduação na FFLCH para a realização do ensaio premiado, na medida em que proporcionou constante contato com autores, pensadores, professores e colegas que inspiraram seus textos. “Ao relacionar a temática da ‘sentada’ no funk, acabei revisitando autores como Pietro Aretino e Ovídio num gesto de irreverência metodológica que ativo em diversos momentos da minha vida acadêmica na FFLCH”, explica.

Para Albuquerque, ter ganho o primeiro lugar no concurso representa um reconhecimento que o estimula a continuar apostando em temas e escritas diferentes, o que se torna ainda mais importante sendo ele leitor da revista desde seu primeiro número. “A revista serrote hoje é a mais relevante publicação brasileira focada no gênero do ensaio, uma iniciativa única na história de nossa literatura, um primor editorial.” Ele é editor da Revista Barril, que também publica ensaios, e conta que já planeja criar um prêmio para novos autores. “Vou me esforçar para conseguir os recursos financeiros que possibilitem isso de agora em diante”.

O júri do 5º Concurso de Ensaísmo foi formado pela antropóloga Aparecida Vilaça, pela poeta e tradutora Stephanie Borges, pelo diretor artístico do IMS, João Fernandes, e pelos editores da serrote, Paulo Roberto Pires e Guilherme Freitas. Eles avaliaram mais de 400 ensaios anônimos e só tiveram acesso à identidade dos candidatos depois de definido o resultado. 

O segundo colocado foi “Esboço para uma teoria do conformismo”, do historiador gaúcho Guilherme Moraes, que discute a naturalização de desigualdades e catástrofes no Brasil. Em terceiro lugar ficou “Greve nos canaviais”, do artista e sociólogo pernambucano Guilherme Benzaquen, que reconstitui um protesto de trabalhadores rurais realizado em plena ditadura.

 

revista serrote

A serrote é a revista de ensaios, artes visuais, ideias e literatura do Instituto Moreira Salles, publicada três vezes ao ano, em março, julho e novembro. O Concurso de Ensaísmo serrote tem como principal objetivo incentivar a produção ensaística em língua portuguesa, na qual autores residentes no Brasil ou no exterior estão aptos a concorrer, desde que escrevam em língua portuguesa e possuam no máximo uma obra publicada.

 

Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles é uma organização social sem fins lucrativos fundada por Walter Moreira Salles, em 1992. É composto por três centros culturais, localizados em Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo. Tem importantes patrimônios de fotografia, música, literatura e iconografia, além de promover exposições de artes plásticas e mostras de cinema.


Com informações do Instituto Moreira Salles e da revista serrote.