FFLCH outorga título de professor emérito a José Jobson de Andrade Arruda, no dia 20

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

professor Jobson
O professor titular é autor de várias obras na área de História

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 20 de setembro, quarta-feira, às 14h, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP outorga o título de professor emérito a José Jobson de Andrade Arruda. Ele será o 57ª pessoa a receber esta homenagem na Unidade.

O professor Jobson, como é mais conhecido, tem graduação em História e doutorado em História Moderna, ambos pela USP.

Ele ingressou na carreira docente no Departamento de História da FFLCH, em 1967, na qual alcançou o cargo de professor titular, aposentando-se em 1998.

Suas áreas de pesquisas concentram-se, principalmente, nos seguintes temas: História do Brasil, História Moderna e Contemporânea com ênfase em História Econômica e Historiografia. Jobson é autor de vários livros na área, sendo o seu mais recente trabalho publicado: Historiografia: Teoria e Prática, de 2014.

Na FFLCH, desde 2012, atua como professor sênior do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História Econômica, além de ser membro do Conselho e pesquisador sênior da Cátedra Jaime Cortesão, continuando a orientar alunos e a coordenar pesquisas.

Além da atividade docente, o professor exerceu cargos administrativos na USP como chefe do Departamento de História por duas vezes, de 1986-1988 e 1988-1990; diretor da Cátedra Jaime Cortesão da Faculdade, de 1995-1998; e, diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), de 1989-1990.

Outras instituições

Fora da USP, Jobson foi vinculado ao Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 2001-2012, pela qual hoje é professor titular aposentado.

Foi pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação na Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru, de 2002-2011. Atuou como vice-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em 1996; foi vice-presidente da Federação Nacional de Ciências Sociais, em 1990.

No Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi diretor de Ciências Humanas e Aplicadas, em 1987; coordenador da Comissão de Eventos Históricos, em 1986; e membro do Comitê Editorial, em 1988.

Também exerceu o cargo de secretário-executivo da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, 1993-1995, e de editor-chefe da Editora da Universidade do Sagrado Coração (Edusc), de 2005-2011.

Professores de destaque

O título de professor emérito é uma distinção concedida, segundo o artigo 93 do Estatuto da USP, a professores aposentados que se destacaram por atividades didáticas e de pesquisa ou contribuíram, de modo notável, para o progresso da Universidade.

A concessão pode ser feita pela Universidade e por suas Unidades e depende de aprovação de dois terços, respectivamente, dos componentes do Conselho Universitário ou das Congregações.

No caso das Unidades de Ensino e Pesquisa, a indicação dos nomes é feita pelo Departamento ao qual o docente é vinculado.
 
Essa concessão foi aprovada na FFLCH em reunião da Congregação, realizada em 1º de junho. Na ocasião, além de Jobson, foi aprovada a concessão de título de professor emérito a Diana Luz Pessoa de Barros (em cerimônia entregue no dia 17 de agosto), Eva Blay; José Reginaldo Prandi; Marilena de Souza Chaui; e Raquel Glezer.

A sessão solene de concessão do título de professor emérito a José Jobson de Andrade Arruda será realizada no dia 20 de setembro, quarta-feira, às 14h, no Salão Nobre do Prédio da Administração da Faculdade, localizado na Rua do Lago, 717 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo e-mail: comunicacaofflch@usp.br ou pelo telefone: (11) 3091-4938.