A atividade, que acontece no dia 7 de fevereiro, visa mostrar como surgiu e qual o conteúdo do livro A Sociologia Enraizada de José de Souza Martins, organizado pela professora Fraya Frehse
No dia 7 de fevereiro, quinta-feira, às 19h, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo promove uma apresentação do livro A Sociologia Enraizada de José de Souza Martins, Editora Com-Arte, lançado no final de novembro de 2018. O evento contará com a organizadora do livro, a socióloga e antropóloga Fraya Frehse, e do autor cuja obra inspirou a publicação. Ambos são docentes do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
O objetivo é apresentar como surgiu e qual o conteúdo do livro, o qual teve o intuito de contribuir para a história das ciências sociais no Brasil, examinando criticamente as diferentes facetas da sociologia produzida ao longo de mais de 50 anos por Martins, que é um dos maiores sociólogos brasileiros vivos.
“É uma sociologia preocupada em entender várias questões”, comenta Fraya sobre a obra de Martins, a qual ela estuda desde a sua graduação quando foi aluna dele. A docente lembra que essas aulas tiveram grande impacto na sua formação e na sua vida e por isso, e pelas questões abordadas, acha muito importante discutir sua obra.
Segundo Fraya, a ideia de publicar este livro em 2018, ano em que o professor Martins completou 80 anos, não foi somente para homenageá-lo, “mas para aproveitar uma data comemorativa, discutindo sua obra e também pensando o Brasil”. A professora ressalta que, apesar de no Brasil ser mais comum fazer uma publicação deste tipo só após a morte do autor, ela já tinha realizado na FFLCH um evento na ocasião dos 75 anos do professor, com uma exposição fotográfica dos trabalhos de campo dele e uma jornada internacional abordando a sua sociologia enraizada. E essas atividades deram origem ao livro publicado agora 5 anos depois.
O sociólogo e professor emérito da FFLCH José de Souza Martins continua em plena atividade, tanto na Universidade, quanto no debate público como colunista em veículos de comunicação e em entrevistas, além de ser membro da Academia Paulista de Letras. Ele é autor de 30 livros escritos ao longo de 60 anos – entre eles, Uma Sociologia da Vida Cotidiana (2014) e Do PT das Lutas Sociais ao PT do Poder (2016).
Vários olhares
A obra é composta por quinze ensaios, um poema, uma trilha sonora e várias fotografias. Por ângulos distintos, especialistas brasileiros e europeus em sociologia, antropologia, história, fotografia, literatura e música desvendam um modo único de pensar a vida social, que se destaca por valorizar as raízes do humano expressas em detalhes aparentemente menores do dia a dia de homens, mulheres e crianças no campo, na cidade e na fronteira, no centro e no subúrbio, na casa e na rua, na vigília e nos sonhos vividos no Brasil do passado e do presente – em busca de futuro.
O texto da “orelha” foi escrito pelo também professor emérito da FFLCH Fernando Henrique Cardoso e ex-presidente do Brasil, que foi um dos professores de destaque que Martins teve – junto com Florestan Fernandes e Octavio Ianni. E o prefácio tem a assinatura da socióloga e diretora da FFLCH, Maria Arminda do Nascimento Arruda.
O livro é dividido em quatro partes. A primeira é dedicada aos temas investigados pelo sociólogo, que não se limitaram a um único assunto. A segunda parte aborda os caminhos percorridos por ele para realizar as suas pesquisas. A terceira contém as fotografias e fontes documentais da sociologia de Martins. E a última reúne artigos que evidenciam o impacto do pensamento de Martins em diferentes áreas da sociedade brasileira.
No evento também será realizado mais um lançamento do livro. A participação é gratuita, mas é necessário realizar inscrição pelo site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo está localizado na Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista, São Paulo.
Mais informações pelo e-mail: centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br ou por telefone (11) 3254-5600.
Com informações do Jornal da USP