Coletânea registra estilo intenso, direto e modos de viver de Dalton Trevisan

Com organização dos professores Hélio de Seixas Guimarães (FFLCH) e Fernando Paixão (IEB), obra reúne dez textos que analisam o autor curitibano

Por
Nilda Pais e Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria

Está sendo lançado o livro digital Dalton Trevisan: Uma literatura nada exemplar, uma parceria entre a editora Tinta-da-China Brasil e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, com organização dos professores Fernando Augusto Magalhães Paixão, do IEB, e Hélio de Seixas Guimarães, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

No ano que completa 99 anos, em 14 de junho, o “Vampiro de Curitiba”, apelido que Dalton Trevisan herdou do seu mais conhecido personagem, marcou o último século da literatura brasileira. Seu estilo singular e sua recusa de qualquer moralização vem conquistando prêmios e admiradores nas últimas sete décadas. 

Atentos à qualidade dessa obra tão vasta e ao modesto número de estudos críticos dedicados a ela, os professores Hélio de Seixas Guimarães e Fernando Paixão reúnem em Dalton Trevisan: Uma literatura nada exemplar um conjunto importante de leituras do autor curitibano. 

Assinados por Michael David Wood, historiador inglês formado pelo Oriel College da Universidade de Oxford; Eliane Robert Moraes; Alcides Celso Oliveira Villaça, professores do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH, Bruno Gonçalves Zeni, Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp; Arnaldo Franco Júnior da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Jorge H. Wolff, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além dos organizadores, os ensaios reunidos se somam a um conto de André Sant’Anna, membro do comitê de direção da Philosophy of Memory Organization; e, uma entrevista com Berta Waldman, do Departamento de Letras Orientais, a mais importante intérprete de Trevisan.

Os organizadores

Fernando Paixão é escritor e professor de literatura do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. Atuando como editor, publicou na década de 1990 três antologias de contos de Dalton Trevisan na Editora Ática, divulgando a obra do autor no âmbito escolar.

Hélio de Seixas Guimarães é professor livre-docente e pesquisador de literatura brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas na FFLCH, vice-diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP. Atua principalmente com os temas Machado de Assis, recepção crítica e adaptações de textos literários para cinema e televisão.

Em formato de e-book, o livro está disponível gratuitamente e pode ser baixado no site do IEB.

Com informações dos organizadores