Semana de Recepção aos calouros promoveu atividades de apresentação de cursos, gincanas e tours pela Faculdade

Entre 24 e 28 de fevereiro, a Semana de Recepção aos Calouros 2025 roubou a cena na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Na segunda-feira, a Mesa de Abertura contou com a participação de Adrián Pablo Fanjul, diretor da FFLCH, Silvana de Souza Nascimento, vice-diretora da FFLCH, Maria Arminda Arruda do Nascimento, vice-reitora da USP, Ana Lúcia Duarte Lanna, pró-reitora de inclusão e pertencimento, Marcos Garcia Neira, pró-reitor adjunto de graduação, Heloísa Brito de Albuquerque Costa, vice-presidente da Comissão de Graduação, Adriana Cybele Ferrari, diretora da Biblioteca Florestan Fernandes. A mesa animou os alunos, reforçando o sentimento de orgulho de ser parte da comunidade USP. Ana Lanna falou a respeito do slogan da Semana de Recepção “SOU USP” que traz uma sensação de pertencimento aos novos alunos da maior unidade da melhor universidade da América Latina.
As boas-vindas afetuosas dos convidados também foram seguidas por informações importantes para o início da graduação. Foi explicado sobre os diversos departamentos da FFLCH, sobre a utilização do Centro de Práticas Esportivas da USP, a importância do convívio com as atléticas e os centros acadêmicos da Faculdade e também foi dado um lembrete sobre a confirmação de matrícula. Adriana Ferrari mostrou aos calouros a funcionalidade da Florestan Fernandes, a biblioteca com o maior acervo da USP, com mais de 393 mil volumes.
Silvana Nascimento parabenizou todos os presentes, em especial aqueles que ingressaram por ações afirmativas e pertencentes a grupos vulneráveis. Adrián Pablo Fanjul fez seu discurso de recepção e acolhimentos aos ingressantes: “Desejo muito que a estadia de vocês na USP e na nossa Faculdade seja motivo de satisfação. Que possam viver essa Faculdade com o máximo de aproveitamento intelectual e com a menor ansiedade possível. Espero que a Faculdade possa diversificar a vida social de vocês, as amizades, os amores, o companheirismo em diversas possibilidades de engajamento coletivo”.

Na tarde do mesmo dia, o Coral da Faculdade de Medicina da USP e da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária se apresentou no vão do prédio de Geografia e História, com canções de rock e MPB, como “Let It Be”, dos Beatles, e “Força Estranha”, de Caetano Veloso. “Através da música, incluímos funcionários, docentes e alunos e fazemos uma espécie de terapia com eles”, explica Almir Robson Ferreira, membro do executivo do coral. Mais tarde, também se apresentaram o Grupo Azul do Coral da USP e o grupo musical A Magnifica Orchestra de Músicas do Mundo, que apresentou uma grande festa multicultural incorporando ritmos populares, que vão da Grécia ao Rajastão, do Chile à Albânia, de Moçambique ao Líbano.

No segundo dia da Semana de Recepção, houve a apresentação do curso de Letras e do primeiro ano da graduação - chamado ciclo básico. Sob mediação de Heloísa Albuquerque Costa, o professor Paulo Segundo fez uma apresentação geral das habilitações em Letras, e a professora Vanessa Martins mostrou as oportunidades de pesquisa no curso, apresentando os projetos Mulheres na América Portuguesa (MAP) e o Corpus Geral do Português Brasileiro Contemporâneo, Carolina. À noite, os professores Marcos Piason Natali e Paulo Chagas de Souza se juntaram à professora Vanessa para apresentar o curso aos alunos do período noturno.
A Associação Atlética Acadêmica "Oswald de Andrade" se apresentou aos alunos no auditório Milton Santos na quarta-feira, 26 de fevereiro. Após levar os novos alunos para o Restaurante Universitário, conhecido como “bandejão”, eles apresentaram o Centro de Práticas Esportivas (CEPE) da USP e, no final da tarde, organizaram uma oficina de instrumentos da Bateria Manda-Chuva.
Durante a semana, também tiveram diversos tours, aulas inaugurais, atividades de integração e dinâmicas dos Centros Acadêmicos (CAs) para familiarizar os estudantes com o espaço e a comunidade uspiana. Rodas de conversa e brincadeiras, como futebol de sabão, também estiveram na programação dos CAs.

A Biblioteca Florestan Fernandes começou na mesma semana a sua exposição intitulada “Literatura Brasileira na Tela”, que explora a adaptação de obras clássicas da literatura para o cinema. Adaptações como “O cortiço” e o concorrente ao Oscar “Ainda Estou Aqui” estão entre os conteúdos da exposição, que tratará de detalhes dos filmes ressaltando os personagens e os cenários.
Tradicionalmente, durante a Semana de Recepção dos Calouros, a FFLCH promove uma campanha de doação de sangue em parceria com o Hemocentro São Lucas. Este ano, foram recolhidas 112 bolsas de sangue que poderão ajudar até 448 pessoas.
