A Comissão de Planejamento da Infraestrutura, dos Equipamentos e dos Espaços da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizou, no mês de novembro, a última reunião de 2025 para discutir e analisar as demandas de infraestrutura da Faculdade.
Criada em setembro de 2024, na 426ª Sessão Ordinária da Congregação, a Comissão surgiu como uma das primeiras iniciativas da nova direção da FFLCH. A Portaria FFLCH 015/2024 formalizou sua criação e propôs como objetivo principal estabelecer um rol de prioridades relacionadas às ações de infraestrutura dos prédios, à aquisição e distribuição de equipamentos e à destinação e organização de espaços de trabalho, estudo e convivência na FFLCH.
No decorrer deste ano, foram realizadas três reuniões para levantamento de demandas, que variavam entre climatização, reforma do CAPH e melhoria dos auditórios. A Comissão conseguiu realizar 180 empenhos.
Estrutura de tecnologia e equipamentos
A Assistência de Audiovisual e Tecnologia da FFLCH, representada por Miraldo Vale de Freitas, apresentou um levantamento dos equipamentos adquiridos:
- 7 videoconferências;
- 13 Mesas de som;
- 43 Microfones;
- 4 Tablets;
- 1 Tripé;
- 9 Fones de Ouvido;
- 5 Webcams;
- Cabos de áudio e vídeo;
- Materiais de reposição: cabos de áudio, cabos de vídeo, fones de ouvido, teclado sem fio, lâmpadas para projetores multimídia e conserto de caixas de som (adiantamento).
Todos os equipamentos estão sendo distribuídos conforme necessidade de cada setor da Faculdade.
Estrutura administrativa
Frederico Tresoldi Favoretto, assistente administrativo, indicou os principais itens de infraestrutura instalados neste ano:
O serviço de jardinagem emergencial e periódico foi 100% atendido, com a contratação de empresa que está realizando o serviço de maneira satisfatória;
Foi realizada licitação para reposição de peças novas nos elevadores do prédio de Letras, que se encontra funcionando de forma satisfatória;
Os telhados dos prédios de Letras, Geografia e História, e Administração estão sendo reformados e já estão com melhoras consideráveis;
A compra de aparelhos de ar condicionado foram licitados e estão sendo instalados.
O serviço de abertura de janela em sala de trabalho na Casa de Cultura Japonesa foi contratado e realizado;
Foram colocadas à disposição 150 cadeiras de escritório para departamentos, centros e núcleos;
Em outubro, a reforma do piso térreo do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais foi iniciada e está em processo de finalização;
Adquiriu 100 carteiras universitárias para obesos;
Realizou a contratação emergencial de intérprete de libras;
Criou banheiros agêneros nos prédios da administração, Letras e Filosofia e Ciências Sociais;
Disponibilizou uma sala para a Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP), acompanhada da transferência de uma servidora designada especificamente para a Comissão.
Outros serviços, como o Projeto de Sinalização, reforma do Centro de Apoio à Pesquisa em História (CAPH) e dos auditórios Nicolau Shevchenko e Milton Santos, já foram encaminhados ao Serviço de Compras.
Ainda na reunião, os participantes também discutiram novas demandas previstas para 2026, como a criação de espaço para terceirizados, sala sensorial, pintura dos prédios e infraestrutura para storage. A primeira reunião de 2026 será realizada em março.