A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebeu a professora Alejandra Bottinelli, da Universidade do Chile, no dia 3 de dezembro. Adrián Fanjul, diretor da FFLCH, e a professora Laura Hosiasson, do Departamento de Letras Modernas, conversaram sobre projetos de intercâmbio e parcerias de extensão que as Faculdades podem formalizar no futuro.
A Universidade, que já tem convênio com a USP e com a FFLCH, pretende ampliar trocas internacionais. Entre os programas citados, está um projeto de extensão com intercambistas brasileiros para realizarem ações de caráter social em favelas do Chile. Em 2024, a instituição chilena recebeu sete estudantes da FFLCH entre os cursos de Letras, História e Ciências Sociais.
Outro assunto abordado foi um acordo que a Universidade do Chile tem com a editora Fondo de Cultura Económica (FCE) para a tradução de obras críticas e literárias da América Latina. A docente indicou que a FFLCH poderia contribuir com a tradução de obras brasileiras consagradas.
Bottinelli também conversou com o diretor Adrián Fanjul sobre a possibilidade de envolver a FFLCH em cursos de extensão online de humanidades. A intenção é que a Faculdade ofereça aulas e conteúdos para uma plataforma internacional de ensino.
O convênio com a Universidade do Chile termina em outubro de 2027 e é direcionado para docentes, pesquisadores, alunos de Graduação e Pós-Graduação e funcionários técnico-administrativos nas áreas de História, Filosofia e Letras.
Alunos interessados em intercâmbio na universidade chilena podem acessar os editais no site da Comissão de Cooperação Internacional (Ccint). Para concorrer às vagas, é necessário possuir média ponderada acima de 7,0, ter conhecimento intermediário da língua espanhola e estar regularmente matriculado no bacharelado (com créditos a serem cumpridos após o retorno do intercâmbio).