O diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Adrián Fanjul, se reuniu com Denilza Frade, diretora do Campus Jardim Ângela do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A conversa, que ocorreu em 4 de dezembro, envolveu possíveis parcerias entre as instituições de ensino, que levariam cursos e atividades de extensão à zona sul da capital paulista. Os docentes concordaram em se reunir novamente no futuro para protocolar projetos.
O Campus Jardim Ângela da unidade federal recebeu autorização para implementação no final de novembro. Desde então, as atividades do Instituto estão sendo realizadas em paróquias e Centros Educacionais Unificados (CEUs) da região, até a sede ficar pronta. A unidade ofertará os cursos técnicos nas áreas de ambiente e saúde, produção cultural e design.
O eixo ambiente é o que mais aproxima as instituições de firmarem um acordo. “Entre os temas que poderiam ser oferecidos à comunidade eu destacaria o racismo ambiental, pois me parece da maior relevância dada a situação de vulnerabilidade social que as populações no Brasil e no mundo enfrentam”, comentou o professor Wagner Ribeiro, do Departamento de Geografia.
Na reunião, também apoiaram a parceria Mario Pugliese e Fernanda Lima e Silva, docentes dos departamentos de Letras Clássicas e Vernáculas e Ciência Política, respectivamente. “Tenho interesse em apoiar as atividades de extensão de lá, tive um projeto de extensão no Jardim Ângela recentemente aprovado pelo CNPq”, diz a professora.