Em parceria com a Universidade de Yale, FFLCH homenageará pesquisador sobre impérios ibéricos

Stuart B. Schwartz é um dos maiores intérpretes da história dos impérios ibéricos e da sociedade escravista colonial

Por
Lívia Lemos
Data de Publicação
Editoria

.
Arte: Lívia Lemos/Serviço de Comunicação Social
.
Stuart B. Schwartz, 83, é doutor pela Universidade Columbia e professor titular de história na Universidade Yale. Entre vários estudos, publicou Segredos internos (1988), Cada um na sua lei (2009) e Burocracia e sociedade no Brasil colonial (2011), todos pela Companhia das Letras.

Na próxima segunda-feira, 13 de maio, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizará um evento de homenagem ao pesquisador norte-americano Stuart B. Schwartz. Professor titular de história da Universidade de Yale, Schwartz é um dos maiores pesquisadores sobre a história da América Latina Colonial, tendo como principais linhas de pesquisas os impérios ibéricos de Portugal e Espanha.

O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH, é uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Yale. Além de pesquisadores de ambas as instituições, o evento também contará com professores de outras universidades estrangeiras, como a Universidade de Nova Lisboa, a  Universidade Complutense e a Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais de Paris. Na oportunidade, os convidados irão destacar alguns dos principais estudos e contribuições de Stuart para sua área.

O evento começa com uma breve contextualização sobre a história social da América Latina colonial, do Portugal e da Monarquia Hispânica. Logo depois, os palestrantes irão explorar questões como linguagens e códigos compartilhados durante a colonização, como questões de sangue, religiosidade e status social; as monarquias transoceânicas e economias escravistas e a convivência e afeto. Por fim, encerram o encontro com a história  dos povos quilombolas e as rebeliões e insurgências indígenas que surgiram.

O evento começará às 14 horas e será realizado no Auditório Nicolau Sevcenko, no Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP. A participação é gratuita e aberta tanto para a comunidade USP quanto para pessoas de fora.

Mais informações, clique aqui.